Compreendendo o papel da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA

CARLOS GALVÃO
CLEONICE ROCHA DA SILVA BERGAMINI
DINEUSA ALVES DA COSTA ARÊDES
NILZELI DE SOUZA TRINDADES
VANUSA FERNANDES DE FRANÇA PINHEIRO













ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
NA ERA DIGITAL












Ji-Paraná - RO
30/09/92010


CARLOS GALVÃO
CLEONICE ROCHA DA SILVA BERGAMINIDINEUSA ALVES DA COSTA ARÊDE
NILZELI DE SOUZA TRINDADE
VANUSA FERNANDES DE FRANÇA PINHEIRO













alfabetização e letramento
NA ERA DIGITAL








Trabalho apresentado ao Curso de PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Fundamentos da Alfabetização.
Prof. Ana Paula Silveira.Tutora Eletronica:Cláudia Gamba do Nascimento.
Tutora de Sala: Isabel Juliana Fosciani








Ji-Paraná - Ro

30/09/2010

INTRODUÇÃO





Letramento, conjunto de práticas sociais que usam a escrita, o sistema simbólico e a tecnologia. Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler eescrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido, e façam parte da vida do aluno. Para Magda Soares já não basta aprender a ler e escrever, é necessário mais que isso para ir além da alfabetização funcional, o letramento designa práticas de leituras e escrita. A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem complexa e do uso da tecnologia envolvida no aprendizado,no ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita, ou seja, para entrar nesse universo do letramento, é preciso apropriar-se do hábito de buscar jornais, livros e revistas para ler, ter um convívio afetivo com a leitura e apropriar-se do sistema da escrita.

O letramento digital é um fenômeno global.Essa tecnologia permite-nos escrever longos textos com uma ampliação de comunicação moderna e informatizada. Segundo Magda Soares uma pessoa letrada digitalmente necessita de habilidades para construir sentidos a partir de textos que compõem palavras que se conectam a outros textos por meio de hipertextos e links; elementos pictóricos e sonoros. Ele precisa também ter a capacidade para localizar,filtrar e avaliar criticamente informação disponibilizada eletronicamente, e ter familiaridade as normas que regem a comunicação com outras pessoas através dos sistemas computacionais.















ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
NA ERA DIGITAL

Alfabetização e letramento um desenvolvimento de habilidades do uso da leitura e da escrita e das práticas sociais ede atitudes de caráter prático em relação a ao aprendizado. É entendido que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita e falada. ”. Pensando nisso vimos que a alfabetização e o letramento é algo inseparável, pois enquanto a alfabetização desenvolve o ato de decifrar os códigos, o letramentoinsere o individuo no espaço cultural e social. É visto que nem sempre uma pessoa alfabetizada é letrada; assim como uma pessoa que é letrada pode necessariamente não ser é alfabetizada.

É entendido que os conceitos que envolvem a alfabetização e o letramento; são de significados diferentes, mas precisam caminhar juntos no sistema educacional. A alfabetização é oentendimento da compreensão dos códigos, onde são desenvolvidas a leitura e escrita. Pode-se dizer que uma pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever, pois consegue decifrar os códigos alfabéticos.


Letramento é uma palavra ainda desconhecida pelo dicionário da língua portuguesa. É recém chegada ao vocabulário da educação e da lingüística. Surgida há alguns anos, mais...
tracking img