Compreendendo o funcionamento de uma usina hidrelétrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compreendendo o Funcionamento de uma Usina Hidrelétrica
“ Usina Hidrelétrica de Itaipu”

Compreendendo o Funcionamento de uma Usina Hidrelétrica
“ Usina Hidrelétrica de Itaipu”

índice

Capa - 1
Contra Capa - 2
Sumário - 3
Usina Hidrelétrica de Itaipu - 4
Início da Obra - 5
Blecaute de Novembro de 2009 - 6
Subestação - 7
Dados Técnicos do projeto - 8
Vertedouro - 9
Anexos - 10Perguntas e Respostas - 11
Bibliografia - 12

USINA HIDROELÉTRICA DE ITAIPU

Localizada no rio Paraná, a 600 km da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, aproximadamente na longitude 54º 30'W e na latitude 25º 30'S. Usina Hidrelétrica de Itaipu (Guarani: Itaipu, Espanhol: Itaipú;) O nome "Itaipu" foi tirado de uma ilha que existia perto do local deconstrução. No idioma guarani, Itaipu significa "o som de uma pedra". O compositor estadunidense Philip Glass também escreveu uma cantata sinfônica em nome de Itaipu, em honra da sua estrutura.
Itaipu Binacional é a empresa que gerencia a maior usina hidrelétrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia no mundo.É uma empresa binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rioParaná, no trecho de fronteira entre os dois países, 15 km ao norte da Ponte da Amizade. O projeto vai de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, no sul, até Guaíra e Salto del Guairá, no norte. A capacidade instalada de geração da usina é de 14 GW, com 20 unidades geradoras fornecendo 700 MW cada. No ano de 2008, a usina geradora atingiu o seu recorde de produção, com 94,68bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil

DESCRIÇÃO

O barramento, que cria um desnível de 120 m, é composto pela barragem principal, de gravidade aliviada de concreto sobre a qual está instalada a tomada d’água, a estrutura de desvio do rio em concreto gravidade, as barragens de contrafortes de concreto, as barragensde enrocamento e de terra e o vertedouro situado na ombreira direita. A casa de força está localizada ao pé da barragem principal, sendo alimentada por condutos de aço parcialmente embutidos no concreto.
Na casa de força foi construída uma subestação de manobra isolada a gás SF6, de onde saem 4 linhas em 50 Hz para a margem direita (Paraguai) e 4 linhas em 60 Hz para a margem esquerda (Brasil).As obras civis foram começadas em 1975 e completadas em 1983, quando foi realizado o enchimento do reservatório e iniciada a geração.

Início da obra
Em 1970, o consórcio formado pelas empresas IECO (dos Estados Unidos da América) e ELC Electroconsult (da Itália) venceu a concorrência internacional para a realização dos estudos de viabilidade e para a elaboração do projeto da obra. O iníciodo trabalho se deu em fevereiro de 1971. Em 26 de abril de1973, Brasile Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. Em 17 de maio de 1974, foi criada a entidade binacional Itaipu, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro do ano seguinte. Um consórcio de empresas, lideradopela Mendes Júnior, executou o projeto.
Comparando a construção da hidrelétrica de Itaipu com oEurotúnel (que liga França e Inglaterra sob oCanal da Mancha) foram utilizados 15 vezes mais concreto e o volume de escavações foi 8,5 vezes maior.Para a construção foram usados 40 mil trabalhadores diretos. Para o material foi usado 12,57 milhões de m³ de concreto (o equivalente a 210 estádiosdo Maracanã) e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel.
Em uma operação denominada Mymba Kuera (que em tupi-guarani quer dizer “pega-bicho”), durante a formação do reservatório, equipes do setor ambiental de Itaipu esforçaram-se em percorrer a maior parte da área que seria alagada para salvar centenas de exemplares de espécies de animais da região.

Expansão da capacidade em 2007
As...
tracking img