Compreendendo o conceito de atitude, mudança de atitude e motivação

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
COMPREENDENDO O CONCEITO DE ATITUDE, MUDANÇA DE ATITUDE E MOTIVAÇÃO
Analisando o vídeo “Quem mexeu no meu queijo?”

Por Lucia Irene Reali Lemos

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o quequiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”(Fernando Pessoa)

O vídeo intitulado “Quem mexeu no meu queijo?” aborda uma série de situações que funcionam como metáforas para diversos tipos de personalidades e comportamentos, desde oscomportamentos simples aos complexos, dos comportamentos conservadores aos inovadores, bem como as dificuldades para a mudança e o processo de mudança de atitudes.

O queijo é metáfora dos desejos eobjetivos de cada indivíduo, e o labirinto, onde iremos procurar a realização de nossos objetivos. Os personagens da história são ratinhos e duendes.

Os ratinhos, concebidos como “cérebros simples, masdotados de bons instintos”, contrastam com os duendes, dotados de “cérebros mais complexos, com crenças e emoções”. Ao faltar o queijo, diferentes comportamentos foram observados nos quatropersonagens. Os ratinhos lançaram-se a explorar o labirinto na busca de novo depósito de queijo com base no método de ensaio e erro, o que causava, por vezes, “topadas na parede”: aparece aí o erro no nível dopensamento, ou seja, eles se lançavam à busca, mobilizando o agir, mas sem planejamento.

Já os duendes tiveram diferentes atitudes diante da falta de queijo. Um deles, Hem, permaneceu lamentando afalta de queijo, apegando-se ao passado e desacreditando na sua capacidade de encontrar novamente seu queijo. O sentir-se roubado e com medo fazia com que permanecesse isolado em sua zona de confortoe não enfrentasse novamente o labirinto: este duende errou ao resistir ao processo de mudança, apegando-se ao passado e não explorando novos recursos no labirinto. O outro duende, Haw, mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atitude: conceito, formação e mudança.
  • Atitudes, conceito, processo e formacao de mudancas de atitudes
  • Atitudes, Mudança de Atitudes
  • Atitudes e mudanças de atitudes
  • Atitudes e Mudanças de atitude
  • Mudança de atitude
  • Mudança de Atitude
  • Mudança de Atitudes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!