Compreendendo piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Leitura
Compreendendo Piaget – Uma Introdução ao desenvolvimento Cognitivo da Criança
O livro compreendendo Piaget descreve o desenvolvimento intelectual das crianças, permitindo-nos saber como as crianças percebem o mundo ao seu redor nas diferentes idades e estágios, por que formulam perguntas e interpretam informações por meios, que, freqüentemente, parecem estranhos aos adultos.A seguir esboço dos estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget, conforme descrição da autora Mary Ann Spencer Pulaski.
PULASKI, M. A. S. Apêndice A: esboço dos estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Compreendendo Piaget: Uma Introdução ao Desenvolvimento Cognitivo da Criança. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1980. p. 212-215.
Período Sensório-Motor (Dois Primeiros Anos)
Estágio 1(do nascimento até um mês) - O comportamento do recém-nascido caracteriza-se por reflexos inatos (por exemplo, buscar com os lábios, sugar, agarrar), que se tornam mais eficientes e combinam mutuamente na formação de esquemas primitivos, tais como buscar-e-sugar. O bebê está “trancafiado no egocentrismo”, sem qualquer consciência do self como tal ou da distinção entre o self e o mundo externo.Estágio 2 (um a quatro meses) – O bebê começa a definir os limites de seu próprio corpo através de descobertas acidentais que se mostram interessantes. Repete seus movimentos para prolongar essas experiências, combinando, por exemplo, o olhar e o agarrar, formando assim uma organização mais complexa do comportamento, denominada preensão.
Estágio 3 (quatro a oito meses) – O bebê aprende a adaptaros esquemas familiares a novas situações, empregando-os para “prolongar os espetáculos interessantes”. Seu interesse se focaliza menos no próprio corpo e mais no mundo ao seu redor. Procura alcançar os objetos, desde que possa vê-los, porém o que está fora da visão está fora da mente. Emprega os esquemas habituais de maneira “mágica”, como se considerasse suas ações capazes de determinar aocorrência de eventos externos não-relacionados.
Estágio 4 ( oito a doze meses) – Observa-se o surgimento de comportamento intencional, à medida que o bebê afasta os obstáculos do caminho ou usa a mão de um dos pais para alcançar os objetos desejados. Pode procurar os brinquedos parcialmente ocultos ou escondidos bem diante dos seus olhos. Emprega os esquemas conhecidos de novas maneiras, combinando-ose coordenando-os para adequá-los a novas situações (esquemas móveis). Seu comportamento antecipatório e sua imitação de sons e ações revelam os primórdios da memória e da representação.
Estágio 5 (doze a dezoito meses) – A criança começa agora a experimentar sistematicamente, variando seus esquemas em um “tateamento orientado”. Emprega novos meios, tais como bastões e correntes, para atingir osobjetivos desejados, ou encontra novos usos para objetos já conhecidos. Pode acompanhar os deslocamentos visíveis de um objeto sendo escondido e encontrá-lo onde o viu pela última vez, mas não infere os resultados dos deslocamentos não vistos. Reconhece fotografias de pessoas ou objetos conhecidos e pode acompanhar instruções verbais simples.
Estágio 6 (dezoito a vinte e quatro meses) – Esteestágio assinala a transição da atividade sensório-motora para a de representação. A criança inventa novos meios através da dedução mental; o “tateamento” por ensaio e erro já não é fisicamente executado, mas sim simbólica ou mentalmente. A criança se mostra capaz de deduzir os deslocamentos invisíveis de um objeto escondido; sabe claramente que este continua a existir, mesmo quando não o vê(permanência do objeto). Começa a usar símbolos na linguagem e nas brincadeiras de faz-de-conta; recorda-se de acontecimentos passados e os imita em ocasião posterior. Demonstra orientação, intencionalidade e os primórdios do raciocínio dedutivo, juntamente com uma compreensão primitiva do espaço, do tempo e da casualidade. A criança está entrando no período de representação simbólica.
Período...
tracking img