Compreendendo os primeiros filosofos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Campus II - Areia – PB

Disciplina: História da Filosofia e Ciência

Prof. Jeremias Bento da SilvaFilho
Estudante: Emanoel Marcos Medeiros de Azevedo

AVALIAÇÃO

De acordo com o texto: “Filosofia e ciências da natureza: alguns elementos históricos”, responda as seguintes questões:1) Identifique no texto os primeiros filósofos-cientistas. Qual deles entendeu que a “Água” era a origem ou princípio de tudo o que vemos no mundo? Dê sua opinião concordando oudiscordando do filósofo que atribuiu à água a origem das coisas.
Tales de Mileto foi o filósofo-cientista que observando a natureza, chegou à conclusão de que a ÁGUA era a fonte que provia a vida atodos os seres vivos. O fato que hoje é comprovado, é de que todos os seres vivos não conseguem sobreviver sem o uso da água, mesmo aqueles seres que podem passar um bom período de estiagem, uma horaou outra precisaram dela; podemos perceber então que à água é quem faz boa parte da manutenção de vida no planeta ou seja, ela ajuda à equilibrar todas as manifestações que ocorrem; como é o caso daschuvas, que ocorrem devido a uma aglomeração dessas gotículas nas nuvens. Assim pela evidenciação destes fatos é possível seguir a linha de raciocínio que Tales queria propor ao dizer que “na águatudo fazia crescer e viver, enquanto que a sua falta levava os seres a secar e morrer”.




2) Aristóteles contribuiu bastante para a filosofia da ciência. Comente a visão dele de que a ciência éfundamentalmente teleológica, tem uma finalidade.
O que Aristóteles vem a nos dizer, é que a visão da explicação teleológica ou finalista na ciência é que nós tentamos e chegamos a dar uma respostapara a ocorrência de um fenômeno mas, não conseguimos saber o porque que ele ocorre, ou seja, qual a sua finalidade na perturbação do meio existente. O caso é que a ciência dar-nos uma resposta sobre...
tracking img