Compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Compras

Conceito De Compra
É a função responsável pela obtenção do material no mercado fornecedor, interno ou externo, através da mais correta tradução das necessidades em termos de fornecedor / requisitante. É ainda, a unidade organizacional que, agindo em nome das atividades requisitantes, compra o material certo, ao preço certo, na hora certa, na quantidade certa e da fonte certa.Objetivo De Compras
De uma maneira bastante ampla, e que demonstra que a função compras não existe somente no momento da compra propriamente dita, mas que a mesma possui uma maior amplitude, envolvendo a tomada de decisões, procedendo a análises e, determinando ações que antecedem ao ato final, podemos dizer que compra tem como objetivo “comprar os materiais certos, com a qualidade exigida peloproduto, nas quantidades necessárias, no tempo requerido, nas melhores condições de preço e na fonte certa”.
Para que estes objetivos sejam atingidos, deve-se buscar alcançar as seguintes metas fundamentais:

1 – Atender o cronograma de produção, através do fornecimento contínuo de materiais;
2 – Estocar ao mínimo, sem comprometer a segurança da produção desde que represente uma economia para aorganização;
3 – Evitar multiplicidade de itens similares, o desperdício, deterioração e obsolescência;
4 – Manter a qualidade dos materiais conforme especificações;
5 – Adquirir os materiais a baixo custo sem demérito a qualidade;
6 – Manter atualizado o cadastro de fornecedores.

Material Certo
É importante que o comprador esteja em situação de certificar-se se o material comprado, de umfornecedor está de acordo com o solicitado. O comprador deve, portanto, desenvolver um sentido técnico a fim de descobrir eventuais discrepâncias entre as cotações de um fornecedor e as especificações da Requisição de Compras. O comprador deve ter condições de reconhecer, em uma eventual alternativa de cotação, uma economia do custo potencial ou a ideia de melhoria do produto. Evidentemente, em taiscircunstâncias, a decisão final não será do comprador, mas ele deve ter habilidade para encaminhar aos setores requisitantes ou técnicos da empresa essas sugestões.
Em resumo: cada vez mais, hoje em dia, o comprador deve ser um técnico.

Preço Certo
Nas grandes empresas, subordinado a Compras, existe o Setor de Pesquisa e Análise de Compras. Sua função é, entre outras, a de calcular o “preçoobjetivo” do item (com base em desenhos e especificações). O cálculo desse “preço objetivo” é feito baseando-se no tempo de execução do item, na mão de obra direta, no custo da matéria prima com mão de obra média no mercado; a este valor deve-se acrescentar um valor, pré-calculado, de mão de obra indireta. Ao valor encontrado deve-se somar o lucro. Todos estes valores podem ser obtidos através devalores médios do mercado, e do balanço e demonstrações de lucros e perdas dos diversos fornecedores.



Hora Certa
O desenvolvimento industrial atual e o aumente cada vez maior do numero de empresas de produção em série, torna o tempo de entrega, ou os prazos de entrega, um dos fatores mais importantes no julgamento de uma concorrência.
As diversas flutuações de preços do mercado e o perigode estoques excessivos fazem cem que e comprador necessite coordenar esses dois fatores da melhor maneira possível, a fim de adquirir na hora certa o material para a empresa.

Quantidade Certa
A quantidade a ser adquirida é cada vez mais importante por ocasião da compra. Até pouco tempo atrás aumentava-se a quantidade a ser adquirida objetivando melhorar e preço; entretanto outros fatores comocusto de armazenagem, capital investido em estoques etc., fizeram com que maiores cuidados fossem tornados na determinação da quantidade certa ou na quantidade mais econômica a ser adquirida. Para isso foram deduzidas fórmulas matemáticas objetivando facilitar a determinação da quantidade a ser adquirida. Entretanto, qualquer que seja a fórmula ou método a ser adotado não elimina a decisão final...
tracking img