Compras e estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compras
Segundo Arnold, J. R. Tony, o processo de compras aborda as seguintes funções: obter material certo, com entrega correta (tempo e lugar), nas quantidades certas, da fonte correta e no preço certo e elaborado com eficiência abrange todos os setores da empresa. Umas das ferramentas usadas é o MPC (Manufacturing planning and control ou Planejamento e Controle de produção) que mostra omomento certo de repor matéria-prima de acordo com a demanda do mercado.
“O departamento de compras tem a responsabilidade principal de localizar
fontes adequadas de suprimento e de negociar preços, e por
colocar os pedidos e garantir que as mercadorias cheguem pontualmente.”
Objetivo da função de compras
A função da área de compras, junto aos fornecedores estabelecem o fluxo de materiais naempresa, evitando problemas, afim de agilizar as entregas para atender todos os prazos de acordo com a demanda visando lucros para a empresa.
O objetivo da função de compras é subdividido em quatro categorias:
* Obter mercadorias e serviços na quantidade necessárias.
* Obter mercadorias ao menor custo
* Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
*Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.
Para realizar esses objetivos é necessárias as seguintes funções:
* Determinar as expectativas de compras.
* Selecionar o fornecedor.
* Negociar os termos e condições de compra.
* Emitir e administrar pedidos de compra.

Ciclo de compras
O ciclo de compras é formado pelos seguintespassos:
I. Receber e analisar as requisições de compras: Esse primeiro passo se utiliza da ferramenta MRP na parte que é autorizado a solicitação da compra com os seguintes dados:
* Identidade do requisitante, aprovação assinada, e conta em que será debitada o custo.
* Especificação do material.
* Quantidade e unidade de medida.
* Data e local de entrega exigida.
* Qualqueroutra informação complementar necessária.
II. Selecionar fornecedores: elaborar pesquisas para encontrar os fornecedores eficazes que mais apresentam resultados na área de compras, com capacidade de vender aos clientes ate os itens que estão perdendo vendas.
III. Solicitação de cotações: para se garantir uma cotação competitiva, empresas contratam mais fornecedores com intenção de suprira necessidade da demanda tirando vantagem de seus concorrentes em termo de atendimento ao cliente.
IV. Determinação do preço certo: a empresa junto ao fornecedor negociam com seus clientes os melhores preços onde ambos os lados não saiam perdendo.
V. Emissão de uma ordem de compra: é o contrato fechado entre o cliente e o fornecedor onde é detalhados os termos, condições e requisições dacompra ou cotações. Desse contrato é montado varias copias para o cliente, fornecedor; departamento de compras, contabilidade, requisitante e recepção.
VI. Seguimento e entrega: o fornecedor junto ao setor de compras tem a responsabilidade de entre seus pedidos de acordo com o contrato. Em caso de imprevisto o setor de compras deve rapidamente identificar onde esta o erro para sanar seusproblemas ou reprograma a produção. Se o cliente decidir mudar o pedido ou fez um pedido errado, tem que avisar rapidamente o fornecedor.
VII. Recepção e aceitação das mercadorias: o departamento de recepção é quem analisa as mercadorias que são recebidas de acordo com o proposto, se estiver completo é fechada sua cópia de pedido e informado ao setor de compras. Se encontrarem alguma danificação noproduto o setor de recepção informa ao setor de compras para retirar a mercadoria para determinadas providencias.
VIII. Aprovação da fatura do fornecedor para pagamento: o setor de compras ao receber a fatura do fornecedor analisa e compara as seguintes informações: o pedido de compra, o relatório de recebimento e a fatura. Todos os detalhes tem que ser conferidos para que lá na frente não...
tracking img