Compras, contratações e terceirizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Compras, Contratações e Terceirizações.
Título: Compras, Contratações e Terceirizações.
Objetivo: Compreender e analisar o departamento de compras de uma organização. Avaliando os impactosdas operações em relação aos demais processos integrados à empresa.
Justificativa: Abordar o processo de compras de materiais ou serviços, no qual vamos procurar comentar as maneiras que as atividadespodem contribuir para eficiência da organização.
Introdução:
Apesar da importância da função do departamento de Compras, ou Suprimentos, foi considerada, durante muito tempo, uma atividade decaráter tático e de cunho administrativo dentro das organizações, tendo sempre um perfil reativo às decisões tomadas pelas outras funções (departamentos), principalmente a Produção.
Contudo, as novasformas de gerenciamento da produção, com a introdução de conceitos como Just In Time (JIT), Gerenciamento pela Qualidade Total, redução do ciclo de produção de novos produtos, dentre outras práticas quebuscavam a redução de custos e a melhoria de qualidade para maior competitividade no cenário internacional, levaram a função Compras a também ter de adotar novas práticas de gerenciamento para osetor, emergindo, então, como participante na construção de vantagens competitivas para o negócio.
Sendo assim, o departamento de compras deve conhecer profundamente os objetivos da empresa paramaximizar o seu próprio valor. A partir daí, pode- se definir em um amplo sentido que ele tem como objetivo adquirir bens ou serviços com a qualidade desejada, na quantidade necessária, no momento oportuno epelo preço correto.
Desenvolvimento:
Ao longo do tempo, a função compras e terceirização passaram a ser imprescindível para a administração de recursos materiais e serviços de uma empresa. Hojesaber comprar de forma a beneficiar a organização é determinante não somente para a competitividade, como para a própria permanência da empresa no mercado.
Hoje se calcula que o total gasto pelas...
tracking img