Compra e venda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conceito da Globalização
A Globalização não tem propriamente um conceito com um significado amplamente aceite e partilhado.
Entre vários autores que analisaram esta questão, encontra-se o SergeCordellier que sustenta a origem da Globalização na década de 80 sobre empresas multinacionais e as suas estratégias de conquista de mercados.
Aos conceitos de internacionalização e demultinacionalização, a primeira pode ser definida como «um conjunto de trocas de matérias-primas, produtos acabados e semi-acabados, serviços, fluxos financeiros etc., entre dois ou mais Estados-Nação. À segunda, amultinacionalização, caracteriza-se, fundamentalmente, pela transferência e deslocação de recursos, especialmente de capital e, em menor grau, da mão-de-obra, de uma economia para outra. É por issoque, ao contrario do processo de internacionalização, a multinacionalização tem sido frequentemente alvo de protecção económica e de reacções politico-culturais nacionalistas.
Segundo o Grupo de Lisboaa Globalização refere-se à multiplicidade de ligações e interconexões entre os Estados e as sociedades que caracterizam o presente sistema mundial. A Globalização compreende dois fenómenos distintos:alcance (extensão) e intensidade (profundidade). Por um lado, define um conjunto de processos que abragem a maioria do globo e que actuam mundialmente. Por outro lado, está também implícita umaintensificação dos níveis de interação, interconjugação ou interdependência entre os Estados e sociedades que constituem a comunidade mundial.
 A globalização traduz a crescente interligação einterdependência entre os países em resultado da liberalização dos fluxos internacionais de comércio, de capitais, de tecnologias e de informação e do aumento da mobilidade das pessoas que se têm vindo averificar depois da 2ª guerra mundial.
Não é um processo novo.  Nos finais do século XIX e princípios do século XX,  verificou-se um movimento de integração económica internacional de proporções não menos...
tracking img