Compra coletiva para o avai futebol clube

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - UNICA

CURSO: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
CERTIFICADO PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - FGV

[pic]

PROJETO DE PESQUISA

UM SITE DE COMPRA COLETIVA PARA O AVAÍ FUTEBOL CLUBE E A POSSIBILIDADE DE AGREGAR VALOR

Acadêmico (a): Augusto Guindani Thomé
Professor Orientador: Claudio Vicente

Florianópolis, SC
2011AUGUSTO GUINDANI THOMÉ

UM SITE DE COMPRA COLETIVA PARA O AVAÍ FUTEBOL CLUBE E A POSSIBILIDADE DE AGREGAR VALOR

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso: Bacharel em Administração certificado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, na UNICA/SOCIESC, Florianópolis.

Orientador: Claudio Vicente

Florianópolis, SC
Maio/2011SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA 5

3 DEFINIÇÃO DAS HIPÓTESES E/OU PRESSUPOSTOS DO ESTUDO 6

4 OBJETIVOS 7

4.1 OBJETIVO GERAL 7

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

5 JUSTIFICATIVA 8

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9

7 REFERENCIAL TEÓRICO 11

8 CRONOGRAMA 12

9 ORÇAMENTO 13

INTRODUÇÃO

Os sites de compra coletiva são uma modalidade dee-commerce que tem o objetivo vender produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta.
Conforme Guilherme Gavioli (2011):
Por meio deste comércio os compradores geralmente usufruem da mercadoria após um determinado número de interessados aderirem à oferta, para compensar os descontos oferecidos que em média vão até 90% deseu preço habitual. Por padrão deste mercado os consumidores dispõem de um tempo limite para adquirir a oferta, que varia entre 24 horas e 48 horas após seu lançamento. Caso não atinja o número mínimo de pedidos dentro deste intervalo a oferta é cancelada.
O e-commerce no Brasil não esta em constante crescimento. Em 2010, quase um terço (33,02%) de todas as transações entre varejo econsumidores foram feitas eletronicamente, segundo pesquisa FGV- EAESP. A Câmara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o e-commerce brasileiro deve registrar expansão de cerca 35% em 2011.
Um exemplo de ramo que explora pouco o e-commerce, na modalidade de sites de compra coletiva são os clubes de futebol. A maioria dos clubes brasileiros tem como origem a sua receitafinanceira sempre da mesma forma, com os direitos de transmissão pagos pelas redes de televisão, pela receita dos patrocinadores, tanto na camisa ou no estádio, na venda de ingressos em dias de jogos e nas suas lojas próprias vendendo seus produtos próprios ou licenciados. Deixando de aproveitar esse novo nicho de mercado dentro do e-commerce, os clubes acabam perdendo uma nova fonte de renda.O trabalho descreverá como é o modelo dos sites de compra coletiva no Brasil. Estudará o e-commerce dentro do Brasil. Analisará o perfil do consumidor, o sócio torcedor avaiano. Abordará o marketing dentro das mídias sociais, Facebook; Twitter; Youtube; Orkut.
O Avaí Futebol Clube terá no trabalho uma análise de como está sendo o seu crescimento dentro do cenário futebolísticobrasileiro.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA

No Brasil, desde o mês de maio de 2010, onde os primeiros sites de compra coletiva foram lançados na web, o número de usuários cresceu de 0,4 milhões para 5 milhões em setembro do mesmo ano, segundo ISTOÉ Dinheiro (2010), mostrando assim um novo fenômeno para o e-commerce.
O site GroupOn, criado nos Estados Unidos pelo americanoAndrew Mason, teve a ideia de oferecer uma maneira das pessoas conhecerem novos lugares, em sua cidade, sem pagar muito por isso. Funciona de um jeito diferente, o GroupOn procura parceiros interessados em divulgar sua marca e que, para tal, se disponham a oferecer um produto ou serviço a um preço baixo, com descontos de até 90%. A oferta é anunciada durante 24 horas no site, onde também se faz a...
tracking img