Compostos organicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicialmente pensava-se que os compostos orgânicos (compostos assentes numa estrutura feita de carbono) estavam presentes apenas na constituição dos seres vivos.
Esta distinção original entrecompostos orgânicos e inorgânicos baseava-se na ideia de que as moléculas de sistemas vivos eram únicas e, por isso, não podiam ser sintetizadas em laboratório. Atualmente é rotina fabricar milhares decompostos orgânicos, tanto num contexto de investigação como na indústria farmacêutica.
A Química Orgânica, além de ser fundamental para a Medicina e para Biologia, está presente em muitas indústrias; éo caso das indústrias do papel, dos corantes, das tintas e vernizes, dos plásticos, dos combustíveis e dos produtos alimentares.
Os organismos vivos, se for excluída a água, são compostosprincipalmente por compostos orgânicos.
Hoje em dia, a maioria dos compostos orgânicos é preparada por síntese embora muitos deles sejam relativamente fáceis de obter, isolando os através de produtosanimais ou vegetais. O petróleo e o carvão são grandes reservatórios de material orgânico, a partir dos quais se obtêm compostos orgânicos simples.
Como todos os compostos orgânicos contêm o elementocarbono, atualmente, chama-se Química dos Compostos de Carbono à Química Orgânica. O carbono é o elemento central desse enorme número de compostos orgânicos.
Apesar de não ser um dos elementos maisabundantes no nosso planeta, o carbono é a base um grande número de compostos: os átomos do elemento carbono (C), de número atômico 6, por possuírem 4 elétrons de valência, permitem ao carbono ligar-sede muitas maneiras; que entre si, originando cadeias carbonadas, quer com outros átomos, tais como o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o azoto (N), o flúor (F) ou o cloro (Cl), entre outros.
Oscompostos que contêm carbono na sua composição superam largamente em número os que não contêm esse elemento. Além de serem numerosos, as suas moléculas podem ser muito complexas e de grandes dimensões,...
tracking img