Compostos aromaticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Compostos aromáticos
Hidrocarbonetos Aromáticos possuem a cadeia carbônica fechada e apresentam um anel benzênico. Conheça a estrutura mais simples dessa classe de compostos:Benzeno
Para se dizer que um composto é aromático ele precisa apresentar pelo menos um destes anéis em sua estrutura molecular. Como se vê, o Benzeno de fórmula C6H6possui apenas um anel benzênico, veja agora a estrutura da Naftalina: 

A presença de dois anéis benzênicos caracteriza o composto de fórmula C10H8. 

Repare que as ligações insaturadas (duplasligações) nos anéis benzênicos podem ser representadas tanto por traços como por um círculo ao centro. 

O benzeno é um líquido volátil, incolor, inflamável, insolúvel em água e é menos denso do queisso. Ela dissolve em solventes orgânicos, tais como acetona, álcool e éter, entre outros. É forte, mas não odor desagradável, ferve a 80,1 ° C e derrete em 5,4 ° C. Obtém-se por destilação fraccionada dealcatrão de carvão e é utilizado como um solvente para resinas, óleos e gorduras , é tóxico e perigoso está a respirar seus vapores durante longos períodos.
b) propriedades e usos de aromáticoDerivados de benzeno são formados quando um ou mais hidrogénios são substituídos por um outro átomo ou grupo de átomos. Muitos compostos aromáticos são mais conhecidos por seu nome comum parasistêmica. Abaixo estão alguns dos derivados mais comuns monosubstituídas juntamente com suas características mais importantes. O nome do caso é o seu nome comum . O nome sistêmica é mostrado entre parênteses. governaesses nomes será explicado mais tarde.
 
| É utilizado no fabrico de explosivos e corantes. |
| Este composto não tem nome comum. É um líquido incolor com um odor agradável utilizada naprodução de fenol e DDT. |
| Foi utilizada pela primeira vez o desinfectante, mas a sua toxicidade foi substituído pelo menos nocivos.É usado para preparar medicamentos, perfumes, fibras têxteis,...
tracking img