Composto de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O interesse para desenvolver o presente trabalho surgiu da necessidade de mostrar a importância do composto de marketing para o grupo de supermercados Super Luna, a forma que o destacou dos demais concorrentes e o fez expandir no mercado de varejo da região, e detalhar como uma organização deve trabalhar utilizando (promoção e praça) para poder discernir o nicho de mercado para oqual se deseja vender seus produtos, objetivando direcionar todas as ações de forma precisa, possibilitando retornos consistentes no que se refere à satisfação dos clientes e da empresa.
Tendo em vista a importância do marketing de varejo e como é difícil se destacar no mercado que se torna cada vez mais competitivo, identificamos no Supermercado Super Luna, quais as estratégias de marketingusadas pela rede para se destacarem diante dos concorrentes e se expandir para outras regiões.



2. MIX DE MARKETING

Mix de Marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para alcançar seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Mc Carthy (1983)classificou essas ferramentas em quatro grupos amplos que denominou os “4P´s” do marketing: produto, preço, praça e promoção. Frey (1961) propôs que as quatro variáveis de decisão de marketing fossem classificadas em dois fatores: a oferta (produto, embalagem, marca, preço e serviço) e os métodos e ferramentas (canais de distribuição, venda pessoal, propaganda, promoção de vendas e publicidade). Lazer eKelly (1962) propuseram uma classificação de três fatores: composto de bens e serviços, composto de distribuição e composto de comunicação. Cobra (1997), afirma que todos os elementos do composto de marketing foram criados e estabelecidos para atender ao mercado-alvo, ou seja, o consumidor. Kotler (2000) classificou os 4P’s como ferramentas que representam à visão que a empresa vendedora tem dasferramentas de marketing disponíveis para influenciar compradores. Do ponto de vista da empresa compradora, cada ferramenta de marketing é projetada para oferecer um benefício ao cliente.

4Ps 4Cs
Produto Cliente (solução p/ o)
PreçoCusto (para o cliente)
Praça Conveniência
Promoção Comunicação

2.1. Necessidade do Cliente / Produto

Uma empresa pode identificar seu mercado-alvo, mas falhar emcompreender com exatidão as necessidades dos clientes. Compreender as necessidades e desejos dos clientes nem sempre é tarefa fácil, é importante distingui-las. Necessidade é um estado de privação de alguma satisfação básica. Desejos são carências por satisfações específicas para atender às necessidades. O profissional de marketing deve sondar mais profundamente e distinguir cinco tipos de necessidades:• Necessidade declarada – o cliente quer um carro econômico.
• Necessidade real – O cliente quer um caro cujo custo de manutenção seja baixo.
• Necessidade não-declarada – o cliente espera ser bem atendido pelo revendedor.
• Necessidade de “algo - mais” – o cliente gostaria que o revendedor incluísse um mapa rodoviário como brinde.
• Necessidade secreta – o cliente quer ser visto pelosamigos como um consumidor inteligente.
Em geral, uma empresa pode atender às exigências dos seus clientes oferecendo-lhes o que desejam ou necessitam. A chave para o marketing profissional é entender as necessidades reais dos clientes melhor do que qualquer concorrente.
As empresas vencedoras serão aquelas que conseguirem atender às necessidades dos clientes de maneira econômica e conveniente,...
tracking img