Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As diversas atividades humanas acabam por gerar resíduos das mais diferentes naturezas, alguns com potencial poluidor como é o caso do lixo urbano, do lodo de esgoto, dos resíduos industriais.
Definir um destino ambientalmente correto e economicamente viável para os resíduos gerados constitui um desafio a ser vencido.
Alguns dos resíduos, como o lixo urbano, o lodo de esgoto, aserragem, os estercos de animais são ricos em matéria orgânica e alguns deles ricos em nutrientes das plantas, de tal modo que seu uso na agricultura como condicionador das propriedades do solo e como de nutrientes para as culturas torna-se um atrativo.
Quando a relação C/N de um resíduo é muito alta (larga), seu uso na agricultura não deve incluir aplicação direta no solo, principalmente se acultura a ser fertilizada já estiver no campo. Isto porque havendo uma fonte de C-orgânico disponível, os microrganismos presentes vão se proliferar de forma muito rápida, e como o processo enolve reações oxidativas, a temperatura do meio irá se elevar, podendo causar a morte da planta. Ademais, sendo o resíduo pobre em N, haverá uma concorrência dos microrganismos com as plantas em relação aonutriente, de tal modo que o vegetal poderá mostra sintomas de deficiência. Nestas condições. o ideal é submeter o resíduo a um processo de compostagem, do que resultará a produção de um produto denominado composto, que terá uma relação C /N mais baixa e sem perigo de causar danos às plantas.
O emprego de compostos orgânicos na produção agrícola é uma prática adotada no mundo inteiro. Seu grau deeficiência depende do sistema e da forma como se executa o processo de preparo do mesmo e das matérias primas utilizadas, podendoocorrer elevadas variações de qualidade. A riqueza nutricional e biológica que os compostos orgânicos conferem ao solo e às plantas auxiliam sobre maneira no seu cultivo, permitindo melhorar as qualidades químicas, físicas e biológicas do solo.
Os materiais orgânicos dosresíduos, na sua grande maioria, necessitam sofrer transformações para que adquiram condições compatíveis com aquilo que se convenciona chamar “matéria orgânica” e que, na sua essência, são os compostos orgânicos capazes de induzir mudanças benéficas no solo sob o ponto de vista agrícola.(GLÓRIA, 1992). Uma das alternativas para a ransformação dos resíduos orgânicos em fertilizantes orgânicos é autilização do processo de compostagem, que pode ser definido como a união de vários materiais orgânicos que, em processo de fermentação sob condições de umidade e temperatura controladas, produz um composto humificado, com características melhores que as dos materiais utilizados no processo.
De acordo com Pereira Neto & Stentiford (1992), o processo de compostagem deve incluir uma fasetermofílica, cuja temperatura se situa na faixa de 45-65ºC, quando ocorre a higienização do material, e uma fase de maturação ou cura, quando ocorre a humificação e a produção do composto propriamente dito.
Nakagawa (1992) cita que um composto orgânico mais pobre em nutrientes, porém rico em carbono, terá um excelente papel nas propriedades físicas do solo. Quando ricos em nutrientes, terá finalidade duplaou tripla no solo, agindo como melhorador do solo sob o ponto de vista físico, como fertilizante de disponibilidade controlada e, se contiver população ativa de microorganismos, como condicionador biológico.

CONCEITO

A compostagem é um processo biológico de biodegradação e biossíntese aeróbio de biomoléculas orgânicas com produção de gás carbônico, água e biomoléculas que farão parte daconstituição dos novos organismos e de produtos de seu metabolismo.

ETAPAS DA COMPOSTAGEM

A compostagem consiste na oxidação do material orgânico por uma sucessão rápida de populações microbianas sob condições aeróbias, dando origem a um produto estabilizado, de coloração escura, em que os compostos orgânicos sofreram mineralização e processos de neo-síntese, assumindo natureza coloidal,...
tracking img