Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPOSTAGEM E VERMICOMPOSTAGEM



Daniel Dadalto
Estudante de Engenharia Civil.
Jaqueline Luci Ferreira
Estudante de Engenharia Civil.
Maria Juliana Anastácio
Estudante de Engenharia Civil.
Vinícius Coradini Pasolini
Estudante de Engenharia Civil.

Endereço: Av. Fernando Ferrari, s/n, caixa postal 9011 Goiabeiras – Vitória – ES – CEP 29060-970 - Brasil - Tel: +55 (27) 4009-2652 -e-mail: Vinicius_pasolini@hotmail.com


RESUMO




Palavras-chave: Compostagem e vermicompostagem



INTRODUÇÃO


As características físico-químicas e biológicas de um solo influenciam em grande parte a qualidade final dos produtos e bens alimentícios provenientes das práticas agrícolas, pois as culturas só poderão ser produzidas em quantidade e qualidade se, além de condiçõesclimáticas favoráveis tiverem à sua disposição durante os períodos de crescimento e desenvolvimento todos os nutrientes essenciais, bem como macrorganismos - minhocas e insetos - e microrganismos - bactérias e fungos, nas proporções adequadas, de modo a aumentar a fertilidade e a produtividade dos solos bem como a resistência a pragas e doenças.

A lentidão de formação de húmus natural (decomposição damatéria orgânica) para restabelecer a fertilidade de um solo, o elevado custo dos fertilizantes químicos e a contaminação das águas e solo, têm conduzido à procura de outros fertilizantes produzidos biologicamente. Uma das opções de melhoria da qualidade do solo é a aplicação, na terra, ou diretamente junto às plantas, do húmus produzido pela compostagem e pelas minhocas num processo chamado devermicompostagem, que aceleram o processo de compostagem. Os resíduos orgânicos domésticos podem ter muito valor após a compostagem e a vermicompostagem e após esses dois processos, os restos de comida, cascas de frutas, papéis, grama, restos de folhagens, restos de capina, pó de café, etc.,podem servir como excelentes fontes de nutrientes para as plantas, sem esforço e custo, em um pequeno espaço,melhorando inclusive as condições do ambiente.





2 PROJETO


Um projeto para compostagem e vermicompostagem consiste em pegar resíduos orgânicos gerados na produção animal, e manuseá-los de forma a aproveitar esse resíduo na produção de adubo para o solo, proporcionando um aproveitamento de resíduos de forma barata e benéfica para o meio ambiente já que melhora significativamente aqualidade do solo e diminui o volume de resíduos a serem tratados reduzindo também impactos ambientais. Esses resíduos orgânicos para sofrerem tais transformações metabólicas necessitam que determinadas condições estejam de acordo com o processo, como por exemplo: umidade, aeração, temperatura, ph e relação carbono/nitrogênio. Além disso determinados microorganismos como bactérias, fungos eactinomicetos devem estar presentes nos resíduos, pois é com a digestão da matéria orgânica por esses organismos que ocorre a liberação de nutrientes como N, P,K, Ca e Mg se transformando em nutrientes minerais que tornarão o composto propicio para utilização no solo.

Como complemento do processo de compostagem é possível aumentar a qualidade do composto final através do húmus da minhoca que é rica emnutrientes e contribui também para acelerar o processo final de estabilização, é a vermicompostagem, no entanto a umidade recessaria para a atividade da minhoca é um pouco mais elevada e o pH recomendado para os vermes deve girar em torno de 6-7 pois estes são sensíveis.


2.1 ETAPAS DO PROCESSO

O processo de compostagem é dividido em duas etapas, são elas:

• Degradação rápidaTambém chamada de bioestabilização, há intensa atividade microbiológica e rápida transformação da matéria orgânica.Ocorre um forte crescimento de microrganismos mesófilos, originando um aumento gradativo na temperatura (decorrente da biodegradação), nesse estágio os microrganismos mesófilos cessão o crescimento da colônia e até mesmo diminuem sendo os microrganismos termófilos responsáveis agora...
tracking img