Compostagem de resíduous de hortifruti

1174 palavras 5 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Título do Projeto: Grupo 6: Compostagem com resíduos de hortifruti e serragem para fins de adubação.

Unidade Executora: Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais.
Data:

Palavras Chave: Compostagem, resíduos de hortifruti, serragem.

FREDERICO WESTPHALEN/RS
2014

1. Caracterização e Justificativa

A compostagem busca a formação de um composto a partir de decomposição biológica e de reciclagem de matéria orgânica, proporcionando um destino adequado a estes resíduos. Esse projeto visa dar um destino aos resíduos de hortifruti juntamente com a serragem como fonte de carbono.
A escolha da serragem para o projeto se dá pelas propriedades que a mesma possui. A serragem absorve a umidade da massa de resíduos orgânicos e evita a compactação dessa massa,e favorece o processo. O seu uso na copostagem representa um eficaz método de reaproveitamento de resíduos da madeira, sendo que a facilidade de encontrá-la em madeireiras e o baixo custo ou o custo zero de obtenção o torna um resíduo de fácil acesso (MARAGNO et all 2007).
A grande variedade de resíduos existentes em uma compostagem, como no caso dos resíduos de hortifruti que possui diferentes tipos de frutas, legumes e verduras; proporciona uma maior variedade de microrganismos atuando no solo. Esses microrganismos atuam no processo de decomposição, onde ocorre formação de CO2, H2O e biomassa (adubo orgânico) e por ser um processo de fermentação que ocorre na presença de oxigênio (processo aeróbio).
O composto final resulta da grande utilidade na produção doméstica e agrícola na forma de adubo orgânico, devolvendo nutrientes ao solo, aumentando a capacidade de retenção de água, ocasionando o controle de erosão e substituindo o uso de adubo químico.

2. Objetivos e metas
2.1 Objetivo Geral:

Relacionados