COMPOSTAGEM DE RESIDUOS ORGANIGOS

1326 palavras 6 páginas
Gestão tecnológica de Recursos Humanos
2°Semestre

Prof.ª Gisele Silva

Introdução

Compostagem é um processo biológico, no qual microrganismo presente no solo transforma a matéria orgânica presente nos resíduos urbanos (lixo) em adubo.
Esse processo é realizado por etapas, nas quais a temperatura, a humidade, fungos, aranhas, minhocas, bactérias, besouros e formigas, decompõem as fibras vegetais e animais. Transformando-as, em substancias minerais, necessárias para o desenvolvimento das plantas. Alem de ser um fator contribuinte para redução da quantidade resíduos que vão para aterros e lixões
A reciclagem e o reaproveitamento desses resíduos tem um impacto significativo e importância estratégica,sendo uma das alternativas para a solução dos problemas ambientais ocasionados pelo descarte incorreto do lixo como todo,contribuindo positivamente com a PNRS(Política Nacional de Resíduos sólidos).

Processo Produtivo – Compostagem Tradicional
Montagem da Pilha de Composto Orgânico

Apos 15 dias a pilha de compostagem dever ser revirada, isso é extremamente importante para fornecer oxigênio para o processo de decomposição.
Obs.: No momento dos reviramentos, observe se existe um mofo branco em alguns locais no meio do monte, o que indica que a umidade está baixa.
Compostagem Tradicional
Duração do Processo
180 dias (pequenas quantidades)
Temperatura
De 50º 60º c
Nutrientes Dissolvidos
Média de 40%

Compostagem Industrial-Nucleo BioIdeias
O principal objetivo do Núcleo Bioideias é trazer soluções, sempre de bases naturais, para a tratabilidade de resíduos sólidos e efluentes, trazendo para empresas e condomínios os seguintes benefícios:
Biotimização de compostagem de resíduos orgânicos de 3 a 10 dias.
Descontaminação de resíduos sólidos;
Eliminação de odores;
Reuso da água;
Incineração dos resíduos inservíveis e aproveitamento total das cinzas geradas;
Contribuição para o fortalecimento da imagem socioambiental responsável da empresa;

Relacionados