Compostagem como fonte de renda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO


ELLEN JOICY









A COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA DE RENDA




























Mariana
2012
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA


ELLEN JOICY





A COMPOSTAGEM COMO FONTE DE RENDAMariana
2012

RESUMO

Este trabalho vem apresentar um dos processos da reciclagem denominado compostagem, sendo essa uma alternativa para o descarte de lixos orgânicos. Além de aumentar a limpeza do meio ambiente, a compostagem pode ser uma forma de gerar renda para famílias de classe baixa além de aumentar a economia para agricultores epecuaristas.

Palavras-chave: coleta seletiva, compostagem, renda, resíduos, orgânico.








































INTRODUÇÃO

As práticas sociais que ocorrem há décadas tem causado constante degradação do meio ambiente. Um dos agravantes desse problema é o descarte e não aproveitamento dos resíduos sólidos. No Brasil esse descarte ocorre deforma inapropriada e na maior parte dos casos em lixões ou aterros sanitários comprometendo assim o solo, lençóis freáticos entre outros. Mas os problemas não se limitam aos citados, existe ainda a questão socioeconômica já que muitas famílias retidas na classe da pobreza recorrem aos lixos como fonte de sobrevivência, no país existe aproximadamente um milhão de catadores de lixo. Essa fonte queproporciona riscos eminentes à saúde e não crescimento profissional. É necessário o desenvolvimento de mecanismos que tratem os resíduos de forma que se possa obter lucro, e ao mesmo tempo, proteja o meio ambiente. A reciclagem, ato de reaproveitar materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto é a solução que integra responsabilidade ambiental e social. Uma técnica fácil e de baixocusto devido à matéria-prima é a compostagem, uma ramificação da reciclagem que consiste em transformar resíduos orgânicos (palhas, cinzas, restos vegetais, animais, sobras alimentares) em compostos utilizados para fertilização de plantas, recuperação de solos, entre outros. O objetivo dessa técnica é proteger o meio ambiente, gerar benefícios sociais, econômicos, entre outros.
O produto final dacompostagem pode ser fabricado para fins comerciais através de cooperativas, mas também como método de grande economia para produtores rurais já que poderão produzir o próprio fertilizante. É uma iniciativa que junta à ideia da sustentabilidade à questão ambiental, econômica e social.












DESENVOLVIMENTO

Segundo Alves (2005) no Brasil, o lixo orgânico representa maisda metade do total coletado, sedo que apenas 1,5% do lixo sólido orgânico urbano gerado é reciclado. Esse lixo gera sérios problemas ao meio ambiente, já que sua decomposição produz o gás metano (CH4), um dos gases intensificadores do efeito estufa. Além da liberação de gases, o chorume líquido liberado pela decomposição dessa matéria polui o solo em que está em contato e, ao infiltrar-se neste,pode alcançar lençóis freáticos e poluir as águas. De acordo com pesquisas feitas o percentual de resíduos orgânicos gerados em países em desenvolvimento como o Brasil é alto, como observado na figura 1 onde há uma comparação com outros países ao redor do mundo.


Figura 1 - Resíduos descartados em países ao redor do mundo


[pic]
Fonte: Guia do formador


Segundo a Lei daconservação da massa do cientista Antoine Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, e uma alternativa para o tratamento dos resíduos orgânicos é a transformação, reciclagem desses materiais, mas especificamente a compostagem que consiste em um processo aeróbico e controlado de tratamento e estabilização de resíduos orgânicos para a produção de húmus, dessa forma é...
tracking img