Compostagem caseira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – CELLS/ULBRA

COMPOSTAGEM CASEIRA

SANTARÉM
MARÇO DE 2012
COMPOSTAGEM CASEIRA

Daiane Haiduk*
Mayara Bastos*
Suzane Sousa*

RESUMO

INTRODUÇÃO

Muito se fala da importância da nutrição para o ser humano e de como uma alimentação variada e balanceada é fundamental para sua saúde. Mas pouco se tem falado da nutrição do solo que produz os nossos alimentos, emboraesteja diretamente relacionada à qualidade da nutrição do homem.
Ninguém pode dar aquilo que não tem, o que se aplica também, à produção agrícola. A qualidade do solo é a base de quase todas as cadeias alimentares e cerca de 98% do alimento mundial vem do solo, predominando grãos como arroz, milho e trigo. Ao mesmo tempo, sistemas tradicionais de cultura, através da exploração máxima da terra,colocam em risco a capacidade futura de produção desse solo, uma vez que não respeitam os ciclos naturais ou repõem completamente o que é extraído.
Além do desgaste do solo, outra forma de o homem degradar o mesmo, pode ser observada na deposição de seus resíduos domésticos, industriais e hospitalares.
Quanto mais rica é a população maior a produção de lixo. O europeu gera entre 1 kg e 1,4 kg de lixopor dia. O paulistano produz em torno de 900 gramas. Segundo dados do IBGE, somente 14% dos municípios brasileiros possuem aterros sanitários. Os outros 86% depositam os resíduos em lixões, o que contamina o solo, a água e também o ar por conta da queima de gases. Levantamentos mostram que o Brasil produz cerca de 24.614 toneladas de lixo/dia, onde 60% são resíduos orgânicos. Em média, cada um denós gera 5 kg de resíduos sólidos por semana, sendo 3 kg formado por resíduos orgânicos. Para se ter uma idéia, em uma cidade de 50 mil habitantes se produz (aproximadamente) 150 toneladas de resíduos orgânicos por semana. Independentemente do quanto é descartado, quase sempre 35% do lixo poderia ser reciclado, e outros 60% virariam húmus mediante compostagem. Apenas 1,5% do lixo orgânico domésticovai para os composteiros, de acordo com a ONG CEMPRE. Os outros 98,5% é desperdiçado.
Como resolver este problema de acumulo de lixo em locais inapropriados? Há um destino melhor para uma quantidade significativa de lixo, que não seja um aterro sanitário ou lixão? Como cada um pode ajudar? E como o lixo pode ajudar a revitalizar a qualidade do solo? Estas questões/ problemas é que serão abordadasnos textos a seguir.

A COMPOSTAGEM

A compostagem é um processo no qual a matéria orgânica putrecível (restos de alimentos, aparas e podas de jardins, entre outras) é degradada biologicamente, obtendo-se um produto que pode ser utilizado como adubo. A compostagem permite aproveitar os resíduos orgânicos, que constituem mais da metade do lixo domiciliar. A compostagem pode ser feita em casa ouem unidades de compostagem. A compostagem pode ser definida como um processo aeróbio controlado onde é desenvolvida por uma diversificada população de microrganismos envolvendo duas fases distintas, a primeira fase é de degradação ativa (fase necessariamente termofílica) e a segunda é de maturação ou cura. A temperatura associada aos resíduos orgânicos favorece o desenvolvimento e crescimento debactérias termofílicas, responsáveis pela degradação ativa. Durante todo o processo ocorre produção de calor e desprendimento, principalmente de gás carbônico e vapor d’água
A compostagem doméstica é uma excelente colaboração que nós podemos dar ao meio ambiente. Não só ao minimizar a quantidade de lixo que entregamos para a coleta municipal, mas principalmente porque podemos gerar um ótimo aduboque vai melhorar a qualidade do solo onde for usado. Para fazer compostagem em casa você não precisa ter um grande quintal ou mesmo um pequeno pedaço de terra. Na verdade, é possível fazer compostagem mesmo em apartamentos.
Existem várias formas de montar uma composteira e, uma delas, se adapta ao local que você tem disponível. Quem tem uma chácara ou um quintal com terra pode optar por fazer...
tracking img