Compositos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Compósitos

Os compósitos são materiais multifásicos que são fabricados artificialmente, em contraste com os materiais que ocorrem ou que se forma naturalmente, eles exibem uma proporção significativa das propriedades de ambas as fases que os constituem de tal modo que é obtida uma melhor combinação de propriedades. A maioria dos materiais compósitos é constituída por duas fases uma chamada defase matriz, a qual é continua e envolve a outra fase, que é chamada de fase dispersa.
Os compósitos são classificados em três divisões tendo cada uma pelo menos duas subdivisões, elas são as seguintes:
* Compósitos Reforçados com Partículas – Partículas grandes e Reforçados por dispersão
* Compósitos Reforçados com Fibras – Continuas (alinhadas) e Descontinuas (curtas) – Alinhadas eOrientadas aleatoriamente.
* Compósitos Estruturais – Laminados e Painéis-sanduíches

Compósitos Reforçados com Partículas

Os Compósitos reforçados com partículas são divididos em duas subclasses as com partículas grandes e as reforçadas por dispersão, tendo como principal distinção entre elas o mecanismo de aumento de resistência ou reforço.
Nos compósitos com partículas grandes asinterações partícula-matriz devem ser tratadas em um nível não atômico ou molecular e as partículas são mais duras e mais rígidas do que a matriz. O aumento de resistência é provocado por que essas partículas de reforço tendem a restringir o movimento da fase matriz na vizinhança de cada partícula.
Nos compósitos reforçados por dispersão as interações partícula-matriz são tratadas no nível atômico oumolecular e o aumento de resistência se da pela restrição dos movimentos das discordâncias ocasionados pelas partículas.

Compósitos com Partículas Grandes

Existem vários materiais que pertencem a essa subclassificação e dentre eles estão alguns materiais poliméricos, como também os cermetos e os concretos. Nesses materiais as partículas devem possuir aproximadamente as mesmas dimensões emtodas as direções, ou seja, são eqüiaxias e devem estar distribuídas de maneira uniforme em todo material para provocar um reforço eficaz. Um dos fatores que influenciam esse reforço é a fração volumétrica das duas fases, quanto mais partículas estiver presente do compósito mais reforçado será o mesmo, mas essa quantidade de partículas deve esta entre um limite máximo e mínimo de partículas presenteno material.
Os compósitos com partículas grandes podem ser fabricados tanto com metais, polímeros e cerâmicas. Um compósito constituído por metal e cerâmica são os cermetos, sendo um dos mais comuns o carbeto cimentado, composto por partículas extremamente duras de uma cerâmica refratária à base de carbeto, tal como o carbeto de tungstênio (WC) ou o carbeto de titânio (TiC), envolvidas em umamatriz de metal tal como cobalto ou níquel, sendo muito utilizados como ferramentas de corte.
O Concreto é outro tipo de compósito com partículas grandes que consiste em um agregado de partículas ligadas entre si em um corpo sólido através de algum tipo de meio de ligação, isto é, um cimento. São vastamente encontrados o concreto de cimento Portland e o concreto asfáltico.

Compósitos reforçadospor dispersão

As ligas metálicas podem ter sua resistência aumentada e ser endurecidos através da dispersão uniforme de uma certa porcentagem volumétrica de partículas finas de um material inerte e muito duro. A fase dispersa pode ser metálica ou não metálica; os materiais à base de óxidos são usados com frequência. O mecanismo de aumento de resistência envolve interações entre as partículas eas discordâncias na matriz, como ocorre com o endurecimento por precipitação.

Compósitos Reforçados com Fibras

Nesses materiais a fase dispersa se encontra na forma de fibras e tecnologicamente são os compósitos mais importantes, eles são utilizados a fim de obter altas resistência ou rigidez em relação ao seu peso e são subclassificados de acordo com o comprimento das suas fibras....
tracking img