Composição do pib estadual.docx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Composição do PIB estadual: agropecuário: 13,6%, indústria 5,55% e prestação de serviços 33,9%.
Polos econômicos
A atividade econômica de Santa Catarina é caracterizada pela divisão em polos: agroindustrial (Oeste), eletrometalomecânico (Norte), madeireiro (Planalto e Serra), têxtil (Vale do Itajaí), mineral (Sul), tecnológico (Capital) e turístico (praticamente todo o Estado). Talconcentração não impede que muitas cidades e regiões desenvolvam especialidades diferentes, fortalecendo outros segmentos. É o caso, por exemplo, da tecnologia. Em 1992, foi criado o primeiro parque tecnológico do Estado (Tecnópolis) em Florianópolis, para impulsionar a economia local com uma indústria não-poluente, que não comprometesse a vocação turística da ilha. Passados dez anos, Blumenau (têxtil) eJoinville (metalomecânico) abrigam núcleos para o desenvolvimento de softwares que rivalizam com a capital.
Polo agroindustrial;
Polo florestal;
Polo eletrometalmecânico;
Polo têxtil / vestuário;
Polo mineral;
Polo tecnológico;
Polo Pesqueiro;
Polo turístico
Crescimento sustentado
O crescimento sustentado e a qualidade dos produtos são preocupações permanentes dos empreendedorescatarinenses, por serem fundamentais para ampliar a participação no comércio exterior. O certificado internacional ISO-9000 já foi conferido a mais de 300 empresas, o que coloca Santa Catarina na sexta posição no ranking brasileiro. Na área da gestão ambiental, 46 empresas obtiveram o ISO-14000, conhecido como “selo verde”.
A iniciativa privada catarinense investe em responsabilidade social. Um estudopublicado em 2006 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que cerca de 57 mil empresas catarinenses realizaram algum tipo de doação, atividade ou projeto, de caráter não obrigatório, em saúde, educação, alimentação, assistência social e esporte. Este número re-presenta quase 80% das empresas de Santa Catarina com um ou mais empregados. Entre as grandes, mais de 95% investiram emações para atendimento de seus empregados e de comunidades carentes.
O empreendedorismo é uma forte peculiaridade no Estado. Seis em cada dez catarinenses da população economicamente ativa trabalham em micro e pequenas empresas. Mais da metade da massa salarial de Santa Catarina se concentra nas empresas de pequeno e médio porte.
A força da indústria
Uma dona de casa mineira arruma cuidadosamentea mesa para receber a família com seus cristais prediletos. O capitão de um time de futebol amador de Belém do Pará ergue com orgulho o troféu obtido no torneio da cidade. A telefonista de uma empresa do interior do Rio Grande do Sul se desdobra para não deixar ligação sem resposta – e só consegue fazê-lo graças à eficiência da nova central telefônica. Em São Paulo, uma menina entra numa lojapara escolher o chapéu que dará de presente ao avô.
O que todas essas cenas têm em comum? Os produtos que aparecem nelas foram muito provavelmente feitos em Santa Catarina. São segmentos em que o Estado é líder nacional – mas não são os únicos. O mesmo acontece com louças de cerâmica, embalagens e produtos de isopor e artigos esportivos e náuticos, para citar alguns exemplos. Em vários outrossegmentos, o Estado se destaca não apenas nacionalmente mas também por ter conquistado fatia significativa do mercado internacional. É o caso de alimentos industrializados à base de aves e suínos, camisas de malha, compressores herméticos, ferramentas para jardinagem, máquinas para indústria madeireira, peças para bicicletas e linhas para crochê.
A indústria de transformação catarinense é a quintamaior do País em número de empresas (43 mil) e de trabalhadores (476 mil). Tudo isso em um Estado que ocupa apenas 1,1% do território nacional.
Agricultura, pecuária e maricultura
O trabalho familiar em pequenas propriedades é a característica típica do agronegócio em Santa Catarina, que responde por 20% do PIB do Estado e 6,4% do setor no País. Quase não há ocorrência de modalidades como...
tracking img