Comportmento mercado cervejeiro

2648 palavras 11 páginas
CERVEJA

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

DO QUE É FEITA
Produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas. Os principais ingredientes das cervejas são: Água: é a parte fundamental na composição da cerveja, representando 90% da composição. Ela deve ser essencialmente pura, pois a sua boa qualidade está diretamente relacionada com a qualidade final do produto. Malte: é a cevada que passou por um processo de germinação controlada, chamada de malteação, que tem por finalidade ativar as enzimas presentes no grão (principalmente a e b amilases, e a maltase) que irão atuar sobre o amido, sendo responsáveis pela transformação do mosto em cerveja. É considerado como a principal matéria-prima na confecção da cerveja.
Adjuntos: são outros cereais que eventualmente podem ser adicionados durante o preparo da cerveja, como milho ou arroz, maltados ou não, resultando em cervejas de sabor, coloração e brilhos diferenciados.
Lúpulo: o lúpulo é uma planta trepadeira da família das moráceas (Humulus lupulus), originária das regiões temperadas do norte da Europa, Ásia e América, de cuja flor é extraída a lupulina, substância responsável pelo sabor amargo e aroma da cerveja, além de auxiliar na formação da espuma. São empregadas somente as flores femininas não fecundadas. Foram introduzidos pelos monges da idade medieval. Leveduras: Saccharomices cerevisiae e suas variantes (Saccharomyces uvarum, S. carlbergensis) são os microrganismos responsáveis pelo processo de fermentação da cerveja, transformando o mosto em álcool e gás carbônico (CO2). Leveduras de outros gêneros, como Brettanomyces, Candida,Hansenula, Pichia, Hansenula, Turulopsis e mesmo outras espécies de Saccharomyces estão relacionados com a deterioração das cervejas, sendo

Relacionados