COMPORTAMENTOS JB 1

5647 palavras 23 páginas
INTRODUÇÃO

O Brasil é um dos primeiros países a deixar a crise financeira global para trás, agora só tem olhos voltados ao futuro, principalmente o de maior importância ao crescimento sustentável, o decorrer do trabalho analisaremos alguns fatos importantes que marcou e até hoje vem marcando a economia do país, como a inflação, como ela estava e como se encontra no presente momento, taxa de desemprego, câmbio, entre outros.

COMPORTAMENTO DA INFLAÇÃO NOS ULTIMOS TRÊS MANDATOS

A Inflação e o Regime de Metas

A partir de 1994, a política brasileira ingressou em um novo patamar inflacionário com a política de estabilização monetária implantado pelo Plano Real.
No gráfico abaixo pode ser observado à variação anual da inflação, considerado desde 1999, o índice de inflação oficial, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado de Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Variação anual da inflação– IPCA - e as metas de inflação estabelecidas pelo Banco Central
2000-2010

Fonte:BancoCentraldoBrasil
Elaboração: DIEESE
Obs.:Osdadosdemetadeinflaçãoreferem-seaocentroda meta
Após 1999 a política econômica adotou uma medida de metas inflacionárias, toda vez que a taxa anual de inflação ultrapassasse o centro da meta, o Banco Central acionava a política monetária, na maioria das vezes elevando a taxa básica de juros. O objetivo era manter a credibilidade da autoridade monetária no enfrentamento da inflação. Com exceção de 2012, a taxa anual esteve a baixo de dois dígitos. Nos últimos sete anos, o acumulado anual sempre ficou próximo da meta de inflação que de 2005 até 2012 foi estabelecida em 4,5% ao ano pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O gráfico a baixo compara as taxas de inflação dos últimos três mandatos.

Governo: Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso passou seu primeiro mandato tentando reduzir fortemente a inflação.
Em 1995 de 22%, o IPCA passou a 10%, 5% e 2% em cada um dos anos

Relacionados

  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas