Comportamentos desviantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

* Introdução………………………………………………….……………..….…4
* Comportamento Desviante – O que é?..………..…………………………...….5
* Bullying…………………………………………………………………..…….6
* Toxicodependência……………………………………………………………..7
* Prostituição……………………………………………………………………..8
* Suicídio…………………………………………………………………………9
* Conclusão……………………………………………………………………...10
*Bibliografia………………………………………………………………….…12
* Anexos…………………………………………………………………………13












Introdução

Este trabalho corresponde a um item de avaliação na disciplina de Sociologia.
Iremos abordar o tema dos Comportamentos Desviantes, mais especificamente na Adolescência.
Hoje em dia, os adolescentes são muito imprevisíveis, e muitos deles pela vertente negativa. Tendo em conta o aumento deste tipo decomportamentos, decidimos pesquisar e aprofundar este tema, pois muitos deles são causadores do mau funcionamento social, a vários níveis, como a segurança pública e a economia.
Iremos especificar este tema através de quatro subtemas: O suicídio, o bullying, a prostituição e a droga.
Na escolha destes itens, tivemos como critério os mais polémico, mais extremos e cuja resolução pode ser bastantedifícil ou até impossível, no caso do suicídio.
Para apresentar o trabalho oralmente, iremos recorrer ao formato Power Point, utilizando imagens, esquemas e vídeos.


Comportamento Desviante – O que é?

O comportamento esperado corresponde ao tipo de atitudes e acções que se espera que um indivíduo tenha, correspondendo à posição social que ocupa.
Ocorre comportamento desviante quandoalguém toma atitudes que não correspondem às expectativas dos restantes indivíduos.
Na adolescência, os comportamentos desviantes nem sempre são positivos. Os mais vulgares são o bullying, a toxicodependência…, e as causas são, na generalidade dos casos, o fator emocional, cognitivo e afetivo. A família também tem um importante papel na prevenção de casos de desviância, pois para além dos fatoresacima referidos, a indisciplina, os maus exemplos, a desagregação familiar, a pobreza e a violência doméstica a que os jovens estão sujeitos contribuem muito para o aumento de casos de comportamentos desviantes.
Howard Becker, um sociólogo norte-americano nascido em 1928, que é um dos maiores contribuidores para o estudo dos comportamentos desviantes.
Segundo Becker ‘’A desviância não é umaqualidade de um ato em si, mas antes a consequência da aplicação de normas pelos outros.’’
Esta afirmação remete-nos para o facto de o comportamento desviante não ser algo anormal, mas sim apenas uma consequência, negativa ou positiva, da existência das normas vigentes numa determinada sociedade. Ou seja, se não existem regras, não ocorrem comportamentos desviantes, se existem regras, ocorremcomportamentos desviantes, uma vez que é muito difícil induzir todos os indivíduos, de qualquer tipo de sociedade, a seguirem todas as regras sem que nunca haja uma fuga, por mais pequena que seja.




Bullying

O Bullying é um tema sociológico atual e cada vez mais frequente entre os adolescentes. Caracteriza-se pela agressão física e/ou psicológica por parte de um indivíduo ou grupo a ummembro mais fragilizado, geralmente pertencente à mesma instituição escolar do(s) agressor(es). Na maioria das vezes, o bullying tem repercussões negativas quer na vida da vítima, quer na vida do(s) agressor(es), e, consequentemente, na sociedade à qual estes pertencem.
O agressor é caracterizado pela educação carente por parte dos pais, o que potencia o seu desvio, a existência de violênciadoméstica, da qual pode ser vítima direta ou indiretamente, ou então, pelo incentivo ou exemplos dos colegas/amigos que tem como referências.
É um processo composto por fases. Inicia-se com a escolha de um alvo. Geralmente são jovens que não dispõem de recursos, status, capacidade de reação ou atitude suficiente para terminar com as agressões, têm...
tracking img