Comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 2

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento de entidades, organizações, de grupos frente ao que ocorre no ambiente. Tem o intuito de obter maiores rendimentos levando em consideração à mobilidade e a interação social.
Definições de CO
Consideram que o comportamento organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações”[Cunha e Marques].
Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações. [Monica Oliveira].

COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo docomportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversosfenômenos.
Livro: CO / IMPACTO DAS EMOÇÕES
AUTOR: EDUARDO SOTO
PÁG: 27

O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimentos obtido sobre as pessoas,os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
LIVRO: CO / LIVRO TEXTRO 133
AUTOR: STEPHEN P. ROBBINS
PÁGS: 6 – 7

Referencia
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quadro-Comparativo-Entre-Sistema-Aberto-e/154896.html
Etapa 2
Passo 3
Faltam condiçõespara inovação tecnológica nas empresas brasileiras
Fábio de Castro - Agência FAPESP - 18/05/2007

O Brasil tem talento empreendedor de sobra e pesquisa científica de excelência. Mas, sem um ambiente encorajador para a inovação, o país não conseguirá transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.
Essa foi a análise predominante entre os pesquisadores e líderes empresariais queparticiparam de um seminário realizado em conjunto pelo Centro de Economia da Criatividade e da Inovação (Ciec, na sigla em inglês) da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, e pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Inovação no Brasil
Para o diretor do Ciec, Michael Ryan, o Brasil tem alguns pontos fortes para a inovação: altoinvestimento em pesquisa básica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos de impacto internacional. Mas a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente é pouco motivante para a inovação.
"Para criar um cenário encorajador, no qual as empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, é preciso melhorar vários aspectos simultaneamente: é muito difícilabrir uma empresa no Brasil, há uma série de políticas que podem ser modificadas, o sistema de patentes pode ser mais eficiente e o acesso ao capital de risco precisa melhorar", disse Ryan à Agência FAPESP.
O professor norte-americano, que esteve em diversos países em desenvolvimento para conhecer os progressos em inovação, afirma que a falta de ambiente propício deixou o Brasil atrás de países comoChina e Índia quando se fala em capacidade de transformar o conhecimento em valor.
"Mas é preciso cuidado ao comparar. É impossível copiar integralmente os modelos desses países. Seria interessante para o Brasil formar mais recursos humanos nos Estados Unidos e Europa, como eles fizeram. Mas não seria boa idéia basear o sistema em produtos de baixa tecnologia, como a China, ou centralizá-lo...
tracking img