Comportamento e processos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMACARI

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

COMPORTAMENTO E PROCESSOS MENTAIS

CAMAÇARI-BA
2011.1

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMACARI

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

ELIANA MARTINS
EUDALDO MEDRADO
JONIVALDO CAMPOS

COMPORTAMENTO E PROCESSOS MENTAIS

Trabalho interdisciplinar apresentado como requisito parcial da avaliação daUnidade III do 1º semestre letivo do Curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Camaçari – FAMEC.

CAMACARI-BA
2011.1

“Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos”

Sigmund Freud, 1905.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA COMOCIÊNCIA

2.2. INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA

2.3. BASES BIOLÓGICAS E NEUROLÓGICAS

2.4. TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO

2.5. PRINCÍPIOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS COMPORTAMENTO

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo evidenciar as mais diversas formas e características de como o trabalho interdisciplinar éimportante na formação acadêmica do estudante de Psicologia.

Os procedimentos básicos deste estudo é a possibilidade de reunir em torno de um objeto de estudo, os conteúdos das disciplinas pertinentes a este semestre letivo e também estudantes num mesmo projeto, assimilando os pontos relevantes e comuns das disciplinas fragmentadas. O propósito é obter um conhecimento interdisciplinar através depesquisa e experiências compartilhadas.

Portanto, quando abordamos o comportamento e processos mentais, estamos acostumados a pensá-los como reflexos dos nossos pensamentos ou interação com o meio em que o indivíduo estar inserido no momento, porém, neste trabalho o leitor terá a oportunidade de elucidar outras formas de como funciona esse processo que se mostra aparentemente simples.Dentre as inúmeras questões que atravessam o campo do comportamento humano e dos processos mentais. O comportamento humano, segundo Skinner (1953), citado por Ângelo A. S. Sampaio (2008), é fruto da inter-relação entre a história evolucionária da espécie, a história comportamental do indivíduo e a história cultural do grupo ao qual o indivíduo pertence. Estas três histórias podem ser compreendidasatravés de um mesmo modelo causal a seleção por conseqüências. Só um esforço conjunto voltado para estes três níveis de seleção por conseqüências pode permitir uma adequada compreensão do comportamento humano.

Para Meynard (1958) citado por Teixeira Mendes (2008), o comportamento é um conjunto de funções  ou processos mentais que se distinguem em três grandes vias: a via ativa, que seria osmovimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências, e inconsciente; a via afetiva que se refere ao prazer, dor, emoção, sentimento, paixão, amor; e a via intelectiva, ou seja a sensação, percepção, aprendizagem, imaginação, memória, idéias, associação de idéias.  Estas três vias se articulam em grandes sínteses mentais, tais como a atenção, aprendizagem, linguagem e pensamento,inteligência, julgamento, raciocínio e personalidade.

A Psicologia como ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos, é regida pelas mesmas leis do método científico e que também regem as outras ciências. Ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. No seu objeto de estudo, a Psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como asociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia e entre outras áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde ( disponível em >).

Neste sentido, compreender o conceito de comportamento no âmbito da Psicologia é afirmar que o mesmo é uma atividade observável dos organismos na busca de adaptação ao meio em que vivem. Assim, pode-se afirmar que...
tracking img