Comportamento social de bovinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................2
Comportamento social......................................................................3
Hierarquia social..............................................................................4
Relações materno filiais...................................................................4Comportamento agonistico................................................................5
Comportamento reprodutivo..............................................................5
Interações homem animal.................................................................6
Considerações finais........................................................................8

INTRODUÇÃO

O Conhecimento dosefeitos potenciais do clima, como causadores de estresse e desconforto fisiológico, é importante para a definição de estratégias de intervenção no ambiente que possibilitam explorar, na plenitude, a potencialidade genética de cada espécie animal de interesse econômico (Jonas Carlos Campos Pereira, 2005)

Uma das principais características reveladas no estudo do comportamento dos ruminantes éque eles apresentam comportamento social típico com uma necessidade de interagir com outros, formando grupos e estão organizados por uma hierarquia social, sendo necessário o entendimento do estabelecimento da hierarquia, da dominância, da interação materno filial e sexual. As quais irão reduzir os prejuízos e determinar o sucesso na intervenção do homem no agrupamento dos animais, além disso, oentendimento da interação homem animal subsidiará as formas de como ele irá manejar o rebanho.

Desta forma, o estudo etológico é uma das bases para o bem-estar animal onde se considera a percepção biológica, para cada espécie, da sua relação com o meio em que vive e da expressão dos seus instintos e características naturais, estando este em seu meio originário ou não.

COMPORTAMENTO SOCIALTudo que um animal faz pode ser caracterizado como a parte ou totalidade de um comportamento, por exemplo, quando um animal se alimenta, isso é comportamento um animal caçando, outro fugindo, um voando, outro pairando, um cortejando, outro se esquivando, tudo isso é comportamento. Comportamento pode ser entendido como tudo aquilo que um animal é capaz de fazer. Mas para que essa definiçãofique ainda mais completa, temos que lembrar que os animais podem exibir comportamentos nos quais deixam de realizar atividades que envolvem movimentações ou deslocamentos. Ao nosso olhar, parece que não estão fazendo nada, por exemplo, dormir, hibernar, congelar-se, fingir-se de morto, o que denominamos Tana tose. Mesmo quando um animal aparentemente não está fazendo nada, esse "não fazer nada",também representa um tipo de comportamento e tem sua função (DEL-CLARO, 2002).
O comportamento social é definido através dos meios de interação entre ruminantes.
A comunicação acontece através de sons, cheiro, visão e toque. Algumas espécies usam sinais químicos para comunicar limites territoriais e estados reprodutivos. Um exemplo são os mamíferos que possuem o órgão vômero-nasal,que é capaz de identificar tais sinais.
Quando estão em espaço aberto, costumam utilizar sinais visuais como chifres e movimentos de corpo.
Tem um campo visual amplo e panorâmico, alcança 360°. Sistema óptico muito sensível ao movimento e aos contrastes e luz e sombra. Porém, devido a seus músculos oculares serem débeis, possuem dificuldade para enfocar rapidamente objetos.
Éimportante entender de que forma os animais vão se beneficiar através desses sinas produzidos e como outros animais também podem se beneficiar.
HIERARQUIA SOCIAL

A hierarquia social é determinada através de interações agressivas de um animal sobre o outro. Para atenuar a dominância devemos tomar cuidados especiais de manejo. Uma das razões da mais forte hierarquia segundo vários autores que relatam...
tracking img