COMPORTAMENTO QUÍMICO DO ÁCIDO BÓRICO

1153 palavras 5 páginas
Disciplina: Química Inorgânica II

COMPORTAMENTO QUÍMICO DO ÁCIDO BÓRICO
1ª Aula prática

Relatório apresentado à professora Jane G. F. Santana como parte da avaliação da disciplina Química Inorgânica II do 4° semestre do curso de Licenciatura em química. Elaborado por: Farley Pablo Donato Santos, Jean Dias Menezes, Sandra Mara da silva Oliveira e Vinicius Crispim Lima de Barros Caetano.

GUANAMBI
NOVEMBRO/2012
1- INTRODUÇÃO
Os compostos do Boro contendo grupos hidroxila (OH) têm caráter ácido. O ácido bórico H3BO3 ou B(OH)3, que é uma das formas que o boro ocorre na natureza, é um sólido branco, escamoso, cuja a estrutura cristalina consiste em camadas planas de moléculas de H3BO3, o átomo do boro é ligado covalentemente a três átomos de oxigênio e com uma estereoquímica trigonal regular, e considera-se que a ligação boro-oxigênio tem 1/3 da dupla ligação. As camadas adjacentes são unidas no cristal por atrações de Van der Waals relativamente fracas. O ácido bórico (H3BO3) tem ponto de fusão baixo (189ºC) e é volátil; é provavelmente solúvel em água, na qual se comporta como um ácido fraco.
A primeira ionização do ácido bórico, que é uma única que ocorre numa extensão (Ka = 6,0x10-10 mol/l) e geralmente escrita da seguinte forma:
H3BO3(S) + H2O(l) B(OH)4 -(aq) + H+(aq)
O ácido bórico reage com o metanol em presença catalítica do ácido sulfúrico para formar um éster volátil, o borato de metila. Quando este éster é levado a uma chama, queima, dando uma coloração verde brilhante à chama. A medida da intensidade desta coloração é usada numa técnica chamada espectroscopia de emissão de chama para estimar a quantidade de boro presente numa amostra.

2- OBJETIVOS
Avaliar a capacidade de volatilização do ácido bórico e a presença de ácido bórico a partir da chama, juntamente com seu ponto de fusão.
3- MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
3 pipetas de 5 mL
2 tubos de ensaio
Capilar de vidro
Papel indicador

Relacionados