Comportamento orçanizacional

259 palavras 2 páginas
O comportamento organizacional são os estudo de grupos e estrutura que desempenham trabalhos, atividades dentro das organizações, ou ambiente organizacional com o propósito de usar e aprimorar esse conhecimento para aumentar a eficácia organizacional.
Se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. Estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura.
O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Também é uma visão Sistêmica. Mudança Organizacional, comportamento Individual, formação dos grupos, equipes e liderança que estão em busca de resultados.
Eficiência- Usar os meios de forma correta para fazer algo.
Eficácia – alcançar os fins de uma tarefa.
Efetividade- Usar os meios corretos para chegar a um fim desejado e criar novos caminhos para a realização da mesma tarefa.
Dentro do comportamento organizacional podemos encontramos algumas disciplinas que contribui com os estudos, entre elas são: Psicologia (percepção/concepção e comportamento individual, motivação, stress e seu controle, aprendizagem. Sociologia (formação do grupo, operação do grupo ou da equipe), antropologia (nível cultural de análise), ciência Política (liderança, conflito, Poder e política, e processo

Relacionados

  • Motivação
    802 palavras | 4 páginas
  • trabalho interdisiplinar
    1561 palavras | 7 páginas
  • estresse ocupacional
    3501 palavras | 15 páginas