Comportamento organmizacional

2868 palavras 12 páginas
Comportamento Organizacional

São José dos Campos, 2012.

“Uma verdadeira viagem de descoberta não é a de pesquisar novas terra, mas de ter um novo olhar”.

MARCELL PROUST

Os Principios do Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é uma área administrativa que visa o impacto dos indivíduos numa empresa.
A importância desse estudo hoje no mundo moderno, é que, ele podem influenciar em muito o comportamento humano dentro de um grupo ou em diferentes organizações, podendo incentivar a produtividade bem como as respostas rápidas. E é caracterizado pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
No estudo de Comportamento Organizacional são focados as ações e as atitudes dos indivíduos, com o intuito de alcançar a produtividade, redução de absenteísmo e rotatividade e promoção a cidadania organizacional.
Os principais propósitos correspondem a prever, controlar e explicar; onde explicar identifica as causas que impulsionaram determinados fatos ou acontecimentos dentro de um determinado grupo; prever direciona esses resultados a partir dessa ação especifica para eventos futuros; e controle é um objetivo controverso, pois há uma dificuldade em controlar o comportamento humano. O controle contribui gerando eficácia.
Essas características nesse estudo nos mostram que é um elemento em crescente na formação de um administrador, sendo assim uma ciência aplicada que engloba vários conceitos de sociologia, psicologia entre vários outros; tendo uma abordagem que combina o desenvolvimento teórico com um aprendizado natural. E podemos volta-la para quatro tipos de comportamento :
- Produtividade
- Absenteismo
- Rotatividade
- Cidadania Organizacional
E há também uma preocupação relacionada a satisfação do trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.
As principais variáveis são a estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e

Relacionados

  • artigo
    10421 palavras | 42 páginas