Comportamento organizaconal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS MOTIVACIONAISMOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES1-CONCEITUAÇÃO DE MOTIVAÇÃO:
Atualmente a organização vem enfatizando cada vez mais o assunto sobre a motivação pessoal. em razão do destaque deste assunto na literatura administrativa temos os mais diversasconceituações e aplicações da motivação no ambiente de trabalho, porém o sentido da palavramotivação provem do latim, é o que afirmaMaximiniano, (2004 p. 14) “A palavra motivação derivado latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processono qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”.Pode-se analisar que o autor refere-se à motivação como a mola propulsora que contribui para a realização de um determinado desejo, sendo o motivo e a emoção o segredo doentusiasmona realização de algum objetivo.
A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Amesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem daimportância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividadedesse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de auto-estima e auto-identidade(BERGAMINI, 1997, p.54).
Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivosas pessoas a irem em busca de algo que possa satisfazer suas vontades e que contribua de algumaforma para a realização de seus desejos, fica difícil motivar pessoas, até porque o ser motivadosupera limites como se a pessoa estivesse sob efeito de algo superior, isso se dá quando apessoaestá centrada em seu objetivo maior levando a uma integração em busca de sua auto-realização.“Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivaçãohumana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudoaquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982, p. 414).Através desta informação doautor, pode-se verificar que na verdade o ser humano precisa dealgo que o estimule para então começar a agir em busca de um determinado objetivo. Sabe-se, portanto, que a motivação humana ao longo dos anos serviu de objeto de estudo, para tentar tornar claro o que estimula o ser em questão a objetivar algo, portanto assim como que o ser humano éestimulado através de uma recompensa é desestimuladopara um comportamento primitivo, isto é, oimpulso leva as pessoas a agirem por necessidades reais direcionada por suas expectativas de vida e por aspirações.
 

TEORIAS MOTIVACIONAIS
Falar-se de motivação em geral é algo a ser bastante pensado, ou seja, desafiador. Baseia-sena sua própria significação de palavra que motivação é simplesmente aquilo que motiva pessoas para uma determinada ação. Umdos questionamentos mais discutidos é o fato de que a motivação éinterna.Montana (1999, p. 203) diz que motivação é o “processo de estimular um indivíduo para quetome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada”.Diante desta afirmativa, observa-se que a motivação é o insight para a ação e a partir daí oser humano busca satisfazer suas necessidades. Pois, é notório que oestágio atual do ser humanoconta com uma constante busca por tudo o que possa servir de melhoria de vida em relação adesempenho profissional, familiar, financeiro e tudo o que possa servir de melhoria contínua.Para Faria (1982 p. 101) “o homem é um animal permanentemente insatisfeito, lutandosempre para conseguir algo mais que julga imprescindível a sua satisfação”, no entretanto entende-se queeste ao satisfazer suas necessidades humanas básicas, pessoais e as de status, logicamentenão significa dizer está motivado, já que estes fatores é motivação para permanecer no mesmo nívelde necessidades, pois este tem necessidade de perspectivas para torná-lo sempre capaz de encarar eviver novos desafios, tais como mudanças no ambiente organizacional, novos empreendimentos,novas funções no setor...
tracking img