Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

A Organização Mundial da Saúde (OMS), organismo sanitário internacional integrante da Organização das Nações Unidas, fundado em 1948, define saúde como:

“estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente
a ausência de enfermidade ou invalidez”.

A referência à ausência de enfermidade ou invalidez é componente essencial deste conceito de saúde e dele não deveser separado sob pena de reduzi-lo à total utopia. Principalmente do ponto de vista médico.

‘Saúde’ é um conceito multidimensional:

- Saúde física

- Saúde psicológica

- Saúde social

- Saúde espiritual

Conceito de Saúde

é a resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso eposse da terra, acesso a serviços de saúde.... resultado de formas de organização social de produção, as quais podem gerar profundas desigualdades no níveis de saúde.

8a. Conferência Nacional de Saúde

Conceitos de Doença / Qualidade de vida

- A doença é um sinal da alteração do equilíbrio homem-ambiente, estatisticamente relevante e precocemente calculável, produzida pelas transformaçõesprodutivas, territoriais, demográficas e culturais.

- A qualidade de vida resulta da adequação das condições sócio-ambientais às exigências humanas.

História natural da doença

“as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo processo patológico no meio ambiente, ou em qualqueroutro lugar; passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte”

(Leavell & Clark, 1976)

- As mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, que ocorreram no mundo desde o século XIX e que se intensificaram no século passado, produziram alterações significativas para a vida em sociedade.

- Ao mesmo tempo, tem-se acriação de tecnologias cada vez mais precisas e sofisticadas em todas as atividades humanas e o aumento dos desafios e dos impasses colocados ao viver.

- A saúde, sendo uma esfera da vida de homens e mulheres em toda sua diversidade e singularidade, não permaneceu fora do desenrolar das mudanças da sociedade nesse período.

- O processo de transformação da sociedade é também o processo detransformação da saúde e dos problemas sanitários.

- Nas últimas décadas, tornou-se mais e mais importante cuidar da vida:

– Reduzir a vulnerabilidade ao adoecer, de incapacidade, de sofrimento crônico e de morte prematura de indivíduos e população.

– Analisar o processo saúde-adoecimento.

– Saúde é resultado dos modos de organização da produção, do trabalho e da sociedade.[pic]

Responsabilidade Civil do Farmacêutico

1 - INTRODUÇÃO

Farmacêutico, a grosso modo, é o profissional que realiza, através de fórmulas pré-estabelecidas e com o uso de técnicas e aparelhos especializados, trabalhos ligados à composição e fornecimento de medicamentos e outras substâncias análogas, objetivando as receitas médicas, veterinárias e odontológicas.

Entretanto, o exercíciodesta profissão não se restringe apenas ao responsável pela elaboração de produtos farmacêuticos comercializados pelos laboratórios. Na verdade, engloba também o responsável técnico atuante em ponto comercial (drogarias e farmácias), que promove a fiel execução das prescrições médicas, atendimento adequado aos consumidores e esclarecimentos acerca dos produtos expostos.

Desta forma, ofarmacêutico, no laboratório, é o responsável pela qualidade, eficácia e segurança do produto, e no estabelecimento comercial, o principal responsável pelo funcionamento deste, vez que assume a qualidade de diretor técnico.

2 – ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO

Nas duas situações acima expostas, percebe-se a importância do profissional de farmácia na composição e comercialização de produtos, que resultam...
tracking img