Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
PROF: DENISE
TURMA: A331
ALUNO: CARLOS ALEXANDRE DE PAULA MOULIN


RESUMO DO CAPITULO: INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Do livro Comportamento organizacional – IDALBERTO CHIAVENATO

Vivemos a maior parte de nossas vidas dentro de organizações ou em contato com elas por isso é importante conhecer como elas funcionam para podermos viver etrabalhar nelas, relacionar-nos com elas e, principalmente, dirigi-las adequadamente. Qualquer que seja a atividade escolhida como profissão básica de qualquer pessoa, é imprescindível para o seu sucesso profissional já que grande parte dessas profissões será necessariamente realizada dentro ou por meio de organizações.
Além disso, as organizações não funcionam ao acaso. E nem são bem-sucedidasaleatoriamente. Elas precisam ser administradas. E os executivos que as dirigem ou gerenciam precisam conhecer profundamente o fator humano nas organizações.



Conceituação de Comportamento Organizacional


O comportamento Organizacional (CO) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações.
No fundo, o CO é uma disciplina acadêmica que surgiu como um corpo interdisciplinarde conhecimentos para estudar e retratar o comportamento humano nas organizações.



Introdução ao CO


O CO está relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações. Além disso, o Co também esta relacionado com o comportamento grupal, isto é, inclui tópicos como normas, papéis, construção de equipes e conflito e, nesse sentido, baseia-se na contribuição de sociólogos e depsicólogos sociais.

( CO pode ser definido como a compreensão, predição e gestão do comportamento humano nas organizações.

Aspectos visíveis = Estratégias, objetivos, Políticas e Procedimentos, Estrutura Organizacional, Autoridade Formal, Cadeia de Comando, Tecnologia.


Aspectos Invisíveis = Percepções, Atitudes, Normas Grupais, Interações Informais, Conflitos Interpessoais e Intergrupais.Características do CO


1 – O CO é uma disciplina científica aplicada, está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados.
2 – O CO adota uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas.3 – O CO utiliza métodos científicos. Desenvolve e testa empiricamente hipóteses e generalizações sobre a dinâmica do comportamento nas organizações.

4 – O CO ajuda a lidar com as pessoas nas organizações. As organizações são entidades vivas. Mas do que isso, são entidades sociais, pois são constituídas de pessoas.

5 – O CO recebe contribuições de várias ciências comportamentais, como:Ciências Políticas;
Antropologia;
Psicologia;
Psicologia Social;
Sociologia;
Sociologia Organizacional;

6 – O CO está intimamente relacionado com vários campos de estudo, como a teoria das organizações (TO), o desenvolvimento organizacional (DO) e a gestão de pessoas ou administração de recursos humanos (ARH).



Os Três Níveis do CO


O estudo do CO envolve três níveis hierárquicos deabordagem, a saber:

1 – Macroperspectiva do CO. Trata de comportamento do sistema organizacional como uma totalidade.

2 – Perspectiva intermediária do CO. Trata do comportamento de grupos e de equipes na organização.

3 – Microperspectiva do CO. Trata do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização.



Modelo de CO


O modelo é uma representação simulada de umfenômeno real ou uma forma de abstração da realidade.
O modelo convencional de CO utilizado pela maioria dos autores envolve três níveis de análise: individual, grupal e organizacional.



Variáveis independentes do CO


1 – Variáveis no nível do sistema organizacional: são as variáveis localizadas na organização como um todo.
2 – Variáveis no nível do grupo: são as variáveis localizadas...
tracking img