Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PÓLO -

Nome – RA
Nome – RA
Nome – RA
Nome – RA
Nome – RA

DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE AVALIATIVA

Semestre 01

Mato Grosso do Sul

2011

Nome – RA
Nome – RA
Nome – RA
Nome – RA
Nome – RA

DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALATIVIDADE AVALIATIVA

Semestre 01

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Comportamento Organizacional do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial José Marcelo Cena da Silva.

Mato Grosso do Sul

2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO...........................................................................................................04

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL/VISÃO SISTÊMICA/MUDANÇA.............05

INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES/INDIVÍDUO/PERSONALIDADE E MOTIVAÇÃO..............................................................................................................08

CONSIDERAÇÕESFINAIS.......................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................13

INTRODUÇÃO

Através da inovação, da motivação e do comportamento organizacional, observamos que o líder é visto como alguém que pode trazer benefícios não somente para o grupo em geral, mas tambémpara cada membro desse grupo em particular.
É ele, a quem cabe fazer nascer desse intercâmbio o valor que seus seguidores lhe atribuem. Quando cada membro de um grupo percebe seu líder de maneira positiva, haverá uma tendência natural em devolver ao líder seu reconhecimento e aceitação como forma de lhe conferir a autoridade da qual necessita para desempenhar seu papel de dirigirpessoas.
Esse novo enfoque foi marcantemente importante, porque levou a perceber que não é a força da autoridade que os chefes, no geral, possuem por causa de sua posição privilegiada no organograma da organização, aquilo que dá a ele a eficácia em dirigir pessoas, mas a percepção positiva desses seguidores é que autoriza o líder a agir como tal.
Essa autorização é sacramentada,principalmente quando ele é espontaneamente escolhido por eleição natural dos membros do grupo. A posição formal não garante a ninguém desempenho de verdadeiro líder. Não se pode confundir o cargo com o desempenho de quem o ocupa.
Nota-se que, o comportamento organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de talconhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização.
Em síntese, podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectivada como um conceito multifacetado, que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para osvários indivíduos de uma devida organização.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL/VISÃO SISTÊMICA/MUDANÇA

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Nocomportamento organizacional estudam-se três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
Como de...
tracking img