Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE – ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
PÓLO JUAZEIRO-BA


IVIA DE SA E SILVA BORGES RA 409227
JHONATAN DOS SANTOS SILVA RA 430378
JOABSON GONÇALVES MARTINS RA 434066
NATAN SANTANA SOARES RA422859
ROBSON ALVES DA SILVA RA 424577COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




JUAZEIRO- BA
2013

IVIA DE SA E SILVA BORGES RA 409227
JHONATAN DOS SANTOS SILVA RA 430378
JOABSON GONÇALVES MARTINS RA 434066
NATAN SANTANA SOARES RA 422859
ROBSON ALVES DA SILVA RA 424577




COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



ATPS – Atividade Prática Supervisionada,
Trabalho deconclusão apresentado à faculdade
Anhanguera Educacional como requisito parcial à aprovação na disciplina Comportamento Organizacional, sob a orientação da professora mestre Yaeko Ozaki.

ATPS – Atividade Prática Supervisionada,
Trabalho de conclusão apresentado à faculdade
Anhanguera Educacional como requisito parcial à aprovação na disciplina Comportamento Organizacional, sob a orientaçãoda professora mestre Yaeko Ozaki.

















JUAZEIRO- BA
2013
Sumário

1. Introdução 4
2. Conceitos e técnicas 5
3. Clima organizacional e Pesquisa inovação 6
4. Competição e Liderança no Ambiente de Trabalho 8
5. Considerações finais 10
6. Referências Bibliográficas 11



1. Introdução

O comportamentoorganizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Entender o comportamento organizacional é fundamental para a melhoria na gestão de pessoas evitando problemas individuais ou coletivosentre as organizações.
Segundo o autor Geraldo Caravantes, comportamento organizacional é:
“Área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, a fim de perceber seu comportamento no âmbito profissional”.
Procura se atentar para o estudo do comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador. Deve-se estudar o local onde se desenvolve o trabalho e seus objetivos, tornandoassim trabalhadores eficientes e eficazes.
Ele também mostra que devemos entender melhor essa definição, quando a organização formal é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho.
O autor Steplen p. Roblins define o comportamento organizacional como:
“A unidade social conscientemente coordenada, integra de duas ou maispessoas, que funciona de maneira relativa para atingir um objetivo comum”.
Ele ressalta funções e objetivos de todos os participantes de uma empresa tendo como os executivos: Tomam decisões e conduz as atividades de outros que o intuito de atingir determinado objetivo. Funções dos executivos: planejar, organizar, liberar e controlar as organizações, eles também são responsáveis pela motivação de suaequipe.
Sistema Organizacional e seus objetivos: W.Edwards Dming, em seu livro A Nova Economia para a Indústria, o Governo e a Educação, dedica um capítulo inteiro para analisar o que vem a ser um sistema. Diz ele:
“Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema; um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem umobjetivo não existe sistema”.

2. Conceitos e técnicas

Na contemporaneidade é uma prática habitual o desenvolvimento de técnicas e algumas ferramentas gerencias para melhorar o nível de relacionamento entre as empresas e seus clientes. Contudo, acredita-se que não estão sendo desenvolvidas, com a mesma intensidade, ferramentas gerenciais para melhorar o nível de relacionamento entre as...
tracking img