Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

LOGÍSTICA




















COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



















Sorocaba

2013





UNIVERSIDADE ANHANGUERA

LOGÍSTICA










Evilin Ribeiro Cattani

JeffersonCarlos Antunes de Oliveira Averaldo

Jéssica Ribeiro Cattani

Ricardo Kazuo Hirano





COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL













Sorocaba

2013



COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



Etapa 1 – esta atividade é importante para que você defina o conceito de comportamento organizacional (co), compreenda o contexto em que seapresenta, entenda suas dimensões e verifique o que as organizações estão fazendo para efetivar as dimensões do co:

Passo 1 (equipe) elaborar uma definição de (co) comportamento organizacional, a equipe deve apresentar para o professor tutor presencial em sala de aula.

Resposta: Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nasorganizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações. O comportamento mais adequado é aquele que depende dos fatores situacionais de uma organização, de variáveis como: tamanho da organização, complexidade das atividades, incerteza ambiental e diferenças individuais, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizaçõese de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.



Passo 2 (equipe) utilizando livros disponíveis na biblioteca ou acervo pessoal, escolher dois autoresque abordem a temática e fazer uma comparação entre suas definições de (co)comportamento organizacional, pesquisar o que é sistemas abertos e fechados de (co) comportamento organizacional e construir um quadro comparativo.

Resposta: A administração científica, desenvolvida a partir do fim do século XIX, centrava suas preocupações no trabalho nas fábricas, baseada nos princípios tayloristas e naeficiência da produção.

Taylor: Os quatro princípios da administração de Taylor pode ser resumidos como: utilizar métodos científicos para determinar o melhor modo de executar tarefa; selecionar a pessoa mais adequada para cada trabalho corretamente; e monitorar o desempenho do trabalho para assegurar que os procedimentos sejam seguidos e os resultados adequados alcançados.

A melhoria daeficiência da produção se deu por meio de estudo do trabalho, ferramentas apropriadas e incentivos econômicos.

Na prática as coisas não ocorreram segundo o desejo de Taylor, e o trabalho acabou de tal forma simplificado a atividades tão restritas, que o trabalhador jamais conseguiu ter voz no que fazia. A ideia da divisão do trabalho e das responsabilidades igualmente entre gerentes etrabalhadores acabou se transformando em uma dicotomia: a gerência determina como as coisas têm de ser feitas e o operador apenas as executa.

Fayol: Na administração das empresas prevaleceram os princípios de Fayol. Eram 14 princípios, que ele julgava universais e que podiam ser ensinados a todos os administradores: divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção,subordinação do indivíduo ao interesse da empresa, remuneração, centralização, linha de autoridade, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espirito de corpo. As funções de todos os gerentes eram cinco: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Max Weber: Descreve a burocracia, teoria de administração baseada em sistemas racionais - legais de autoridade, divisão de...
tracking img