Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do texto A natureza sociológica da sociologia

Por Florestan Fernandes

(1980, editora Ática)


Página 62

[Isolamento dos intelectuais nos Estados Unidos]

Afirma Lasch: “O intelectual crítico está condenado ao fracasso: ele não encontra resposta e apoio em um movimento socialista forte e organizado, com suporte nas classes trabalhadoras e nas organizações sindicais.”

Odilema é mais complexo.

A sociedade de classes sob o capitalismo monopolista madura movimenta seu aparato repressivo em dupla direção: 1º neutralizar a “oposição contra a ordem” e 2º desmantelar a “oposição contra a ordem”.

O “isolamento dos intelectuais” não é um produto espontâneo da sociedade de massas – e da fragmentação que nela impera no funcionamento das instituições intelectuais ouna pulverização dos papéis dos intelectuais. Ele é o produto deliberado de uma política cultural que dimensiona o radicalismo intelectual e o condena a gravitar sobre si mesmo, como um “radicalismo abstrato” e, portanto, vazio.”

[Embate: sociologia crítica X sociologia profissional.]

O radicalismo intelectual inerente à chamada “sociologia crítica” não constitui uma ameaça ao establishment.Página 63

[Sociólogos profissionais ditam o rumo da ciência]

“Na esfera da transformação política, mantidas as presentes condições, os sociólogos que não forem “profissionais” estão condenados à esterilização sistemática. Eles não podem ser absorvidos como ‘intelectuais orgânicos da ordem’.” (...) “e sua produção não repercute, naturalmente, sobre as linhas de trabalho e de florescimentoda ‘sociologia profissional’; e sua influência propriamente crítica não logra repercussão eficaz ao nível dos movimentos políticos”

“Na prática, não podem competir equitativamente com os representantes da sociologia profissional, que monopolizam a direção do desenvolvimento da sociologia ‘como ciência’”.

Página 64

[A nova sociologia da ordem]

Discussão sobre Wright Mills e Gouldner.Gouldner transforma uma terrível tragédia em um painel autodenunciador.

Gouldner como um sociólogo de alto porte científico

Mills defendia um modelo integrativo de explicação macrossociológica, a sua incursão pela ‘grande teoria’ e pelo ‘empirismo abstrato’ é meramente ilustrativa.

Mills como o ‘último clássico’.

Mills em luta de definir o que deveria ser o ‘estudo social’ ou asociologia como ciência.

Mills tinha como objetivo maior dotar o estudante e o intelectual norte-americano de meios seguros de acesso à verdadeira imaginação sociológica.

Página 65

Mills foi injusto com a ‘grande teoria’ pois deixou de ressaltar o que ela representava em relação à herança da sociologia sistemática alemã:

1) O nível de discussão dos requisitos estruturais e funcionais davida em sociedade.


2) Os avanços realizados na incorporação das contribuições da psicanálise, da psicologia experimental e de outras correntes da psicologia moderna às categorias abstratas da sociologia

3) A natureza do ‘equilíbrio social’ e sua posulação reversível, esstático-dinâmica.

Mills foi injusto com o ‘empirismo abstrato’ pois não ignorava:

1) Que a construção deteoria nunca poderia ser tão improvisada e arbitrária.


2) Que o ‘empirismo abstrato’ responde à necessidade social (como diria Durkheim) de engendrar um conhecimento sociológico quantitativo adequado aos quadros técnicos de uma sociedade ‘de massas’.

3) Que a relevância do conhecimento obtido pelo ‘empirismo abstrato’ deve ser avaliada ao nível do uso prático previsto.

“A ‘grandeteoria’ tende, de fato, a legitimar fortemente formas estáveis de dominação, e o ‘empirismo abstrato’ disfarça sua servidão à ordem por trás do ‘ritual estatístico’ e da ‘pseudoprecisão’.”

Página 66

“Gouldner dedica-se à realização de uma tarefa gigantesca, por isso escusa-se de encarnar e defender uma Promessa: o que tinha de trabalho de investigação, seleção e exposição pela frente era o...
tracking img