Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PALAVRAS-CHAVE: Comportamento Organizacional Sistemas abertos e fechados.

RESUMO
O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio dotrabalho de outras pessoas. O foco será: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos, Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo docomportamento organizacional, explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................2
2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.........................3
2.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL POR DOIS AUTORES................4/5
3.QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..................................................6
4- GERENCIAR MUDANÇAS EM UMA EMPRESA..........................................7
5. CONCLUSÃO................................................................................................8
6.REFERÊNCIAS.............................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma definição do que é o Comportamento Organizacional, sua aplicação e sua finalidade, demonstrando que a organização estuda o comportamento do empregado para melhorar seu desempenho e como conseqüência melhorar os resultados da empresa. Apresenta também através da escolha de dois autores que abordam o tema umcomparativo entre as definições que cada um dos autores possui sobre Comportamento Organizacional. Por fim demonstra um quadro comparativo entre os sistemas fechados e abertos de Comportamento Organizacional.

2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que
indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre ocomportamento dentro das organizações com o
propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Ele esta voltado para entender as pessoas que fazem parte das organizações , como se comportar, se interagem como fazem suas tarefas , enfim o seu comportamento dentro da empresa.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e decomo este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade.

Temos que ressaltar que o principal foco do comportamento organizacional são pessoas, uma das principais finalidades são; explicar, prever e controlar ocomportamento humano. Alías o comportamento humano não é somente dentro da organização, pois temos o lado pessoal,
onde o funcionário vai levar seus problemas para organização,com isso precisamos entender e ajudar, para sim não influenciar no grupo e na organização.




2.1. Definições de Comportamento Organizacional por dois autores

Definição de comportamento organizacional escritapor Dubrin (2003, p. 02):
"Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.
A contribuição do autor se baseia em deixar claro que o Comportamento Organizacional tem como principais metas: explicar, prever e...
tracking img