Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1. Comente e justifique a afirmação: Há 35 anos, os jovens trabalhadores que contratávamos eram ambiciosos e honestos. Hoje não possuem os mesmos valores?Atualmente alguns jovens trabalhadores chegam a ser muito mais ambiciosos que antigamente, pois hoje almejam status, independência financeira, orgulho, dentre outros; e caso isto não aconteça, se sentemexcluídos. Ao mesmo tempo, aqueles que têm poucos recursos, consequentemente têm poucas oportunidades de trabalho, ficam estagnados em seus empregos, se conformando com o que têm, sem nenhuma perspectivade desenvolvimento profissional.
A honestidade não cabe a muitos, num mundo onde o poder e o dinheiro reinam plenamente. A “malícia e a malandragem” faz parte do vocabulário dos que se dizem maisespertos.
Há 35 anos as pessoas se preocupavam mais com valores e princípios, a educação era mais severa e os limites mais rígidos. Podia-se confiar nas pessoas apenas pela sua “palavra”. Umfuncionário era contratado e a empresa não precisava pesquisar seus antecedentes criminais, boas referências bastavam. Mas hoje até as boas referências são compradas. Tudo tem seu preço, e a maioria estádisposta a pagar por ele.

2. De que formas se exprimem os valores e atitudes na organização?

As atitudes são os reflexos dos valores do funcionário. O que ele pensa sobre determinado assunto étraduzido pelas suas atitudes. São exprimidos através da moral e crenças, orientando suas escolhas e decisões pessoais. Os valores estão relacionados à motivação no trabalho, o que define a disposição doindivíduo para enfrentar as situações e insatisfação no trabalho. As atitudes são mais fáceis de serem medidas e avaliadas, pois a empresa avalia através de pesquisas de clima organizacional e estasmostram preferências, rejeições ou indiferenças do indivíduo em seus julgamentos morais sobre as pessoas ou situações.

3. É possível mudar os valores e atitudes das pessoas? Como? Dê um exemplo...
tracking img