Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ETAPA 1

Passo 1 (equipe)
Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovações e criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inseridonuma sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.
Então podemos definir que Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento eharmonia entre os stakeholders.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais quenecessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.
Passo 2 (equipe)
COMPARAÇÕES DOS AUTORES GERALDO R. CARAVANTES E STEPHEN P. ROBBINS SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo o autor GeraldoCaravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, a fim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.
Deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos.
Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadoressobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.
Geraldo Caravantes, também mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a parte de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências no quejá foi citado anteriormente.
Já o autor Stephen P. Robbins, na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.
Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções eobjetivos.
Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo.
Funções dos executivos: Planejamento, Organização, Liderança, Controle.
Papéis dos executivos, são os papéis de relacionamento interpessoal, símbolo de liderança, líder (responsável pela motivação e direção dos subordinados), ligação.
Rotineiras de natureza legal ousocial, membros da organização, mudanças, distúrbios sérios etc.
Sistemas abertos e Fechados
Quando se fala em sistema fechado, pode-se ter a idéia da ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente no qual a organização está inserida
.
Antes da análise, cabe apresentar o que vem a ser interação neste estudo um conjunto de elementos somente pode ser considerado um sistema sehouver interação entre as partes, entre os elementos Sem essa interação, o conjunto de elementos somente será um amontoado
A interação entre o sistema e o seu ambiente e ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente fechado.
Podemos afirmar que o sistema fechado é dotado de ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente, os sistemas fechados trocam energia e...
tracking img