Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As pessoas estudam e trabalham por diversos motivos. Independente do interesse individual e profissional de cada um a motivação deve estar presente para que seus objetivos sejam desenvolvidos e suas metas sejam atingidas. Na perspectiva organizacional, quando a articulação desses conceitos é materializada através do clima organizacional cria-se ambientes para quese tenha real qualidade de vida no trabalho, resultando em estados motivacionais constantes.

“Motivar é criar interesse pelo tema e vontade, esse ânimo e auto ajuda vão nos ajudar a progredir em conhecimentos e nas tarefas profissionais.” (Daniel Godri)

A Natureza da Motivação
Motivação é um conjunto de forças que leva as pessoas a se engajar numa atividade em vez de outra. Ela é fundamentalpara o auto-desenvolvimento e deve estar presente diariamente nas atividades e no meio social. A importância da motivação se da quando o gestor, sobretudo, das áreas de relações humanas e da comunicação, especialmente, em relação ao clima organizacional, percebe necessidades e com isso cria estratégias motivacionais para estimular as capacidades dos funcionários resultando em um melhor desempenhodos funcionários no ambiente de trabalho.

O Modelo Motivacional
Partimos dos pressupostos postulados por Maslow, numa abordagem psicológica da “Pirâmide das Necessidades”. A partir dela, consideramos “algo que o indivíduo quer ou necessita”. Ressaltando, contudo, que, embora uma necessidade já satisfeita possa motivar um comportamento (necessidade de um padrão de vida que já conquistou –associar Teoria sociológica das disposições: habitus), necessidades insatisfeitas (por exemplo, a criança que teve carência de afeto, possivelmente terá um comportamento mais introvertido) em sentimentos mais intensos e mudanças comportamentais. Desse modo, é fundamental a percepção dessa diversidade para que se possa inferir e obter

resultados positivos, sobretudo, em relação às necessidades epotencionalidades dos públicos de interesse, especialmente em relação ao público interno da organização.

PIRÂMIDE DE MALSOW

A Teoria ERC – Clayton Alderfer
Descreve três necessidades básicas: existência, relacionamento e crescimento. 1) Existência agrupa as necessidades fisiológicas e de segurança. 2) Relacionamento no sentido de pertencimento. 3) Crescimento é a auto realização.

Asteorias de motivação por necessidades atestam que necessidades geram comportamentos. A hierarquia de Maslow, por exemplo, culmina com as necessidades

de auto realização que envolve a sensação de plenitude. Filho de fazendeiros, Orlando Villas Boas trabalhou em escritório de advocacia e na área de contabilidade de uma grande empresa antes de seguir com seus irmãos em uma expedição para o Mato Grossoem 1943 onde encontrou sua vocação de ajudar os índios. Fica claro, portanto, que as necessidades motivadoras de seu comportamento não tinham nenhuma relação com bens materiais.

Motivação Por Processos
A perspectiva motivacional por processos se encontra em como as pessoas se comportam em seus esforços para satisfazer suas necessidades. Destacam-se três linhas de pensamento fundamentado emprocessos: a teoria da equidade, a teoria da expectativa e a teoria dos objetos.

Teoria da Equidade
Parte da premissa que as pessoas querem ser tratadas de maneira justa nas organizações. Descreve o processo de comparação como uma equação de entrada e saída. Entradas são as contribuições do indivíduo para a organização: educação, experiência, esforço e lealdade. As saídas, ou resultadosconstituem o que cada pessoa recebe em troca: pagamento, reconhecimento, relacionamentos sociais, recompensas essenciais e outras coisas semelhantes.

Teoria da expectativa
A teoria da expectativa sugere que a motivação depende de quanto queremos algo e o quanto é possível conseguirmos. Exemplo: Imagine alguém recém-formado na faculdade que esteja procurando seu primeiro emprego de gerente. Lendo os...
tracking img