Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. Introdução
O Comportamento Organizacional é o estudo que tem como objetivo investigar os indivíduos, grupos e a estrutura dentro das organizações bem como a melhora continua pelos bons resultados.
Ainda dentro desse âmbito a boa administração é indispensável, desde que os três conceitos iniciais desse estudo sejam aplicados de maneira consciente e responsável nas diversassituações de trabalho, onde se entende que o comportamento humano, dependerá da formação de cada grupo e da estrutura em si.
Na contemporaneidade, os processos aplicados tendem a desafios e as oportunidades, e cabe à organização guiar e estimular a melhora das habilidades técnicas, humanas e conceituais, aplicados com conhecimentos práticos, capacidade de trabalhar em grupo e políticas internas, a fimde mensurar as variáveis no nível desse sistema, que dependem também das práticas de Recursos Humanos, clima e cultura interna da organização.
Tendo em vista, a formatação do processo a ser aplicado e seguido conforme verificado pelas ciências do Comportamento Organizacional, o alcance das metas e objetivos pré-estabelecidos pela organização, que se apoia a outras ciências, como a Psicologia,a Sociologia, a Psicologia Social, a Antropologia e as Ciências Políticas.

2. Desenvolvimento Teórico – Comportamento Organizacional

Acredita-se que o Comportamento Organizacional teve origem no início do século XX, onde surge notadamente à evolução da sociedade no ramo industrial, e se identifica a necessidade de envolver mais pessoas, logo, o volume de recursos para as indústrias teveuma ascendente, bem como os diversos desafios de compreender o comportamento dos indivíduos dentro das empresas.
Uma publicação de 1776 de “A Riqueza das Nações”, de Adam Smith, é citada pela primeira vez o “princípio da especialização” e “princípio da divisão do trabalho”. Este foi o marco inicial para diversos autores da época, que tiveram como base o pensamento administrativo por váriasdécadas após a Revolução Industrial, e até os dias de hoje temos mais autores que aprimoram nesses conceitos.
Nos últimos anos, uma vertente integradora tem procurado definir a competência a partir da junção de concepções das referidas correntes. Para quem a competência possui o caráter de associar atributos pessoais ao contexto em que são utilizados, isto é, ao ambiente e ao trabalho que a pessoarealiza. A competência é compreendida, então, não apenas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para exercer certa atividade, mas também como comportamentos adotados pela pessoa no trabalho e realizações deles decorrentes (Carbone & cols., 2005).
Sob essa ótica, competências podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes,expressas pelo desempenho dentro de um contexto.

3. Metodologia

Compreendendo melhor o comportamento organizacional de uma empresa, dissertaremos sobre a American Tower. Esta empresa norte americana possui mais de 7 anos de experiência no Brasil, com uma equipe altamente qualificada e dedicando-se exclusivamente à construção e compartilhamento torres de telecomunicações.
Empresa decapital aberto, o que garante a transparência de suas operações, reguladas pela Security Exchange Commission dos Estados Unidos. As soluções que a empresa oferece permitem aos clientes uma redução de custos e ganho de escala em: aquisição, extensão e reforço da torre; aluguel do terreno; implantação e manutenção; e obtenção de licenças.
O cliente final tem seus prazos de implantação reduzidosatravés do uso de infraestrutura existente ou da agilidade na localização, negociação, locação e licenciamento de novas localidades.

4. Detalhamento do Caso

A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. Essa tendência tem suas origens em fatores endógenos (internos, sejam eles estruturais ou comportamentais, e relacionados com a própria organização em si) e...
tracking img