Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE MUDANÇA

Eduardo Soto

Edervan da Silva Pinto RA: 6620369045


Taubaté 2013 – SP
Sumário

Resumo 3
Introdução 4
Desenvolvimento 5
 Noções de mudança 5
 As mudanças seus tipos e formas 6
 A mudança na estrutura organizacional 7
 Modelos nas mudanças organizacionais 8
 Redesenho 9
 A mudança na liderança e naadministração 10
Conclusão 13
Referências: 14

Resumo
Foi abordado o tema Gestão de Mudança, iniciando pelos conceitos e noções de mudança, passando pelos ciclos, tipos, modelos nos indivíduos e nas organizações, chegando aos processos, redesenhos e as mudanças na liderança sempre ressaltando a importância do ser humano neste processo tão presente na nossa vida. Responderemos a algumas perguntascomo “o que se muda?” e chegaremos à conclusão explicando a importância e as dificuldades de permitirmos que mudança aconteça.

Introdução
Mudança, palavra derivada do Latim, MUTATIO, de MUTARE, “mudar, trocar de lugar”. Este mesmo verbo originou o nosso “mudar”.
Mudar, parte indispençavel e natural da vida do ser humano, e tendo isso como ponto de partida analizaremos os aspectos das mudançasnos individuos e nas organizações. Baseado no autor Eduardo Soto e no seu livro Comportamento organizacional - O Impacto das Emoções (Linguage Learning, 2010), descreveremos o processo e a Gestão de Mudança desde uma abordagem inicial sobre os conceitos e ciclos naturais de mudanças até chegarmos aos fundamentos de uma reengenharia, passando pelos tipos e modelos de mudanças.
Também observaremosa mudança na visão dos processos onde o autor descreve a maneira que ele acredita ser a relação ideal entre a empresa, indivíduo e ambiente. E ainda do indivíduo a nível pessoal, intelectual e emocional.
“Nada perdura, a não ser a mudança” (Heráclito, apud Platão)

Desenvolvimento
* Noções de mudança
O ser humano é fadado às mudanças, nada consegue permanecer muito tempo sem uma correçãona sua rota, é natural do homem, nascer, crescer, desenvolver-se e morrer, óbvio a vida em movimento natural de mudança.
Porém não é fácil mudar de forma consciente, mudar leva a sair do comodismo, a buscar o novo, mudar dói. É impossível caminhar pelo mesmo caminho já percorrido, pois quando novamente passar por lá não terá a mesma percepção e tudo será diferente, portanto só a consciência livree o discernimento de que é possível e necessário mudar, pode-se passar criativamente pelo caminho da vida.
Tudo pode ser mudado, e para que essa mudança aconteça é necessário que se mude o ponto de vista sobre o seu ambiente, porém o que não se pode mudar é a essência pessoal do ser humano, sua força interior, a alma, ela não muda, mas nos leva a reflexão, nos convida a mudar.
Mudar era algohabitual para o homem enquanto vivia a sua fase nômade, ia de região em região em busca de subsistência, sempre enfrentando novos desafios e novas soluções. Hoje o homem luta para atingir as suas metas e ao alcançá-las acomoda-se, vivendo para defender seu “trono” e não perder o poder adquirido com seu esforço, esquecendo-se que a vida é cheia de opções e que se pode aproveitá-las ou não, esse tipode atitude tem levado o homem ao um tipo de desanimo social, pois a inércia e a falta de desafios fazem com que as pessoas desanimem e se esqueçam de que nenhum império dura para sempre.
Viver é escolher, o ser humano muda para buscar a perfeição, isso pelo menos deveria ser o rumo natural. Mas nem sempre mudar dá certo se pode regredir ao invés de melhorar o seu atual estado, portanto deveaprender com os erros e seguir em frente.
A vida segue sempre em perspectiva de mudança, ou seja, em ciclos, aparece uma oportunidade que gera mudanças e aprendizado, leva o ser humano a ver a vida sempre de forma diferente e de maneira criativa.
Esse ciclo de mudança tem relação direta sujeito, pois é ele quem utiliza sua força de vontade para romper as barreiras das tendências e acomodações que...
tracking img