Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JOAQUIM NABUCO


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO









COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
























Recife
2010




1°) Conceito de comportamento organizacional.
“O comportamento organizacional (co) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações ecom influência das organizações sobre as pessoas e os grupos. Na realidade, o co retrata a contínua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente. Constitui uma importante área de conhecimento para toda pessoa que necessite lidar com organizações, seja para criar novas organizações, mudar as já existentes, trabalhar nelas, investir nelas ou, mais importante ainda,dirigi-las” (CHIAVENATO, 2004, p.4).

2°) Características do comportamento organizacional.
“ O comportamento organizacional apresenta características próprias e marcantes. Trata-se de uma área do conhecimento humano vital para a compreensão do funcionamento das organizações. As principais características do CO são:
1. O CO é uma disciplina científica aplicada. O CO está ligado a questões práticasno sentido de ajudar pessoas e organizações a atingir níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados. Sua aplicabilidade está em simultaneamente buscar aumentar a satisfação das pessoas no trabalho.
2.O CO adota uma abordagem contingencial. O CO procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas, extraindo o máximo proveito.
3. O CO utilizamétodos científicos. O CO desenvolve e testa empiricamente hipóteses e generalizações sobre a dinâmica do comportamento nas organizações.
4. O CO ajuda a lidar com as pessoas nas organizações. O objetivo básico do CO é ajudar as pessoas e organizações a se entenderem cada vez mais.
5. O CO recebe contribuições de várias ciências comportamentais. O CO é uma área interdisciplinar que utiliza conceitosoferecidos por várias ciências sociais.
6. O CO está intimamente relacionado com vários campos de estudo” ( CHIAVENATO, 2004, p.6, 7).






3°) Aspectos visíveis/invisíveis do comportamento organizacional.
” Aspectos visíveis do CO : as estratégias adotadas pela organização, a fixação dos objetivos globais a serem alcançados, as políticas e procedimentos adotados, a estruturaorganizacional, a autoridade formal, a cadeia de comando, e a tecnologia utilizada.

Aspectos invisíveis do CO: como percepções e atitudes individuais, normas grupais, interações informais e conflitos interpessoais e intergrupais” (CHIAVENATO, 2004, p.6)



4°) Níveis do Comportamento organizacional.

” O CO aborda três diferentes níveis de comportamento nas organizações.

1- Macroperspectiva do CO:trata do comportamento do sistema organizacional como uma totalidade. Refere-se ao estudo dos comportamentos de organizações inteiras.

2-Perspectivas intermediária do CO: trata do comportamento de grupos e de equipes na organização.

3-Microperspectiva do CO: trata do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização” (CHIAVENATO, 2004, p.9)



5°) Variáveis independentes.”São as principais determinantes das variáveis dependentes. Assim, as variáveis independentes estão situadas nos níveis do sistema organizacional, de grupo e do indivíduo.

1- Variáveis no nível do sistema organizacional: o CO alcança seu nível mais elevado de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao conhecimento do comportamento dos indivíduos e dos grupos.

2-Variáveis do níveldo grupo: o comportamento das pessoas é diferente quando elas trabalham sozinhas ou em grupos.

3-Variáveis no nível do indivíduo:as organizações dependem de pessoas para poder funciona. As pessoas ingressam na organização com determinadas características pessoais e individuais que vão influenciar o seu comportamento no trabalho” (CHIAVENATO, 2004, p.10).




6°)Variáveis dependentes....
tracking img