Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é personalidade?

Personalidade é um termo que apresenta muitas variações de significado. Em geral representa uma noção de unidade integrativa do ser humano, pressupondo uma idéia de totalidade. No senso comum é usada para se referir à capacidade de rápidas tomadas de decisão, para se referir a uma característica marcante da pessoa, como timidez ou extroversão por exemplo, ou ainda parase referir a alguém importante ou ilustre: “uma personalidade”. A personalidade atribuída a uma pessoa pode definir, para o senso comum, se esta pessoa é boa ou má. A psicologia evita este juízo de valor. A personalidade seria um conjunto de características que diferenciam os indivíduos. 
Estes atributos seriam permanentes e dizem respeito à constituição, temperamento, inteligência, caráter, umjeito específico de se comportar. Para as teorias que utilizam o conceito de personalidade, ela significa a “organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo”. Fala-se também em personalidade básica, que seriam as atitudes, tendências, valores e sentimentos dos membros de uma sociedade. A personalidade pressupõe a possibilidade de um indivíduo sediferenciar, ser original e ter particularidades. Através desta idéia pode-se predizer o que a pessoa fará em determinada situação, pode-se ter idéia de como ela reagiria. Nem todas as teorias trabalham com este conceito porque ele tem uma noção implícita de estrutura, de estabilidade e portanto de características que não mudam. 
Personalidade nada mais é que o o conjunto de característicaspsicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém . A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva emconta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

Segundo os autores:

Carl Rogers:
* Aceitar-se para uma fácil e genuína dos outros.

Alfred Adler:
* Trabalho
* Amizade
* Amor
* Inferioridade como barreira no crescimento.

William Jame:
* Compreensão
* Explicação das unidades básicas do pensamento como características,
* hábitos* sentimento de racionalidade.

Frirderich Perls:
Partes dos princípios de organização perceptual tais como:
* Proximidade
* Continuidade
* Semelhança
* Segregação
* Preenchimento
* Unidade
* Simplicidade
* Figura/Fundo
Para ele o cérebro tem princípios operacionais própios.

Sigmund Freud
* Id
* Ego
* Superego
Há uma causa para cadapensamento, memória revivida, sentimento ou ação.

Wilhelm Reich
* Idéias controvertidas para a época,dava ênfase á importância de desenvolver uma livre expressão de sentimentos sexuais e emocionais dentro do relacionamento amoroso maduro.
* Descobriu que a bioenergia era bloqueada de forma mais intensa na área pélvica de seus pacientes.

Carl Gustav Jung
* Via o pensamento e osentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões.
* Introversão e Extroversão
* O ideal para o ser humano é ser flexível, capaz de adotar qualquer dessas atitudes quando for apropriado, operar em equilíbrio entre as duas.

Teoria da personalidade |
Teoria dos traços | Teoria dos traços;É uma visão segmentada. Ela parte do principio de que para entender oindividuo, é preciso segmentos, padrão de comportamento em uma serie de traços. Assim, o conceito de personalidade tornou-se algo difícil de ser entendido.Pesquisadores concluíram que era possível reduzir os traços em cinco fatores:Extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura para a experiência.A teoria dos traços, tem recebido muitas criticas devido ao fato de identificar...
tracking img