Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



ATPS – 2º DESAFIO





















Introdução




Para todas as etapas da vida precisamos uns dos outros, seja em casa, na rua, na escola ou no trabalho, e a comunicação, a percepção, a liderança, a eficiência e a eficácia, fazem parte dessas etapas.
Esse conjunto de qualificações formam pessoas diferentes, mas comintuitos que podem ser provenientes a muitos.
As diferenças com certeza trazem muitos ensinamentos e aprendizagens ao nosso cotidiano, por isso, cada um tem o seu valor e o seu objetivo e dessa forma vamos seguindo o curso da vida, o de aprender cada dia algo novo.
Vejamos a seguir alguns conceitos sobre esses aspectos de qualificações.Diferenças entre Grupo e Equipe

Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns. Neste sentido, um grupo é muito mais do que um simples conjunto de pessoas, pois seus membros consideram-se mutuamente dependentes para alcançar seus objetivos, e eles interagem uns com os outros regularmente para alcançar osobjetivos no decorrer do tempo.
Existem grupos formais e informais. Um grupo formal é um grupo oficialmente designado para atender a um específico propósito dentro de uma empresa. Algumas unidades de grupo são permanentes e até podem aparecer nos organogramas de muitas empresas na figura de departamentos (como departamentos de pesquisa de mercado), divisões (como divisão de produtos de consumo), oude equipes (como equipe de montagem de produtos). Os grupos formais compartilham da característica comum de haver sido criados oficialmente para desempenhar certas tarefas em uma base duradoura e continuam sua existência até que alguma decisão mude ou reconfigure a organização por alguma razão.
Grupos informais são os que emergem extra-oficialmente e que não são reconhecidos como parte daestrutura formal da organização. São grupos amigáveis que se compõem de pessoas com afinidades naturais entre sí e que trabalham juntas com mais facilidade. Os grupos de interesses são compostos de pessoas que compartilham interesses comuns e que podem ter interesses relacionados com o trabalho, como serviços comunitários, esportes ou religião.
Assim, um grupo de trabalho é o conjunto de dois ou maisindivíduos que são interagentes e interdependentes; é, portanto, um grupo que interage primariamente para compartilhar informação e a tomar decisões que ajudam cada membro a executar melhor as suas tarefas dentro de sua área de responsabilidade. Um grupo não tem oportunidade ou condições para se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, pois seu desempenho é meramente a somadas contribuições de cada membro individual.
A utilização do termo equipe está sendo cada vez mais crescente para referir-se a vários tipos de grupos formais. No ambiente de trabalho, a equipe é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum para o qual são coletivamente responsáveis. O que é trabalho em grupo e trabalho emequipe.
Equipe quer dizer comprometimento. Trata-se de um grupo de pessoas com um objetivo comum que batalham por sua conquista e respeitam as características e competências individuais de cada um. Um não se sobrepõe ao outro. Trabalham em conjunto, aproveitam o que cada um tem a oferecer, ao contrário do que acontece em um grupo sem foco, sem objetivo.

Liderança
Existem varias definições parao quê é liderança, contudo o conceito contemporâneo de liderança diz que “liderança é a capacidade de influenciar um grupo de pessoas no sentido de alcançar os objetivos em comum dos membros desse mesmo grupo ou da organização”.
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma...
tracking img