Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupos/ Equipes/ Liderança.
Etapa 3
Passo 1.
A concepção de trabalho em equipe está vinculada á necessidade de unir esforços para alcançar objetivos que isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou até mesmo inadequada. E para que o trabalho seja bem sucedido é necessário ter um líder que tem o papel essencial de mobilizar e centralizar um grupo para objetivoscomuns, convergindo esforços para um fim compartilhado, ou seja, para um resultado coletivo. A percepção dentro do grupo também é muito importante, pois auxilia o entendimento das atividades realizadas pelos outros membros do grupo.
Diante disso e das sucessivas mudanças que ocorrem dentro da empresa um trabalho em equipe que é bem estruturado e aplicado, trazem aos colaboradores motivação,comprometimento e maior participação nas decisões a serem tomadas pelo grupo.
A comunicação é outro fator muito importante dentro de uma equipe, pois é através dela que surgem idéias para que qualquer dificuldade existente naquele projeto seja solucionada. O estresse é um dos fatores principais que acarretam em maus resultados entre os trabalhadores por isso a comunicação entre lideres e a equipe é muitoimportante, pois a equipe pode expor suas idéias para descobrir novos caminhos e solucionar os problemas.
Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe
Algumas desvantagens do trabalho em equipe acabam muitas vezes sendo comum dentro da empresa, como por exemplo: o gasto excessivo de tempo e energia para aprimorar as habilidades necessárias para uma boa interação, comunicação e companheirismo,algumas vezes perde-se muito tempo para que as pessoas envolvidas consigam se adaptar a tarefa especifica. Outras desvantagens são de pessoas contrárias ao trabalho em equipe que se fecha a novas experiências e assim acabam interferindo na integração do grupo e em algumas grandes empresas onde existe a formação de várias equipes ocorrem competições entre equipes, devido ao interesse de destaqueindividual dos grupos, que acaba atrapalhando no resultado e no objetivo final determinado pela empresa. Os efeitos potenciais dessas desvantagens são muito sérios com relação à competitividade da empresa dentro do mercado de trabalho, portanto estas dificuldades devem ser diagnosticadas e solucionadas rapidamente.
Porém, as principais vantagens podem levar a empresa à conclusão de escolha certa ea resultados excelentes com relação ao desempenho de seus colaboradores e da competitividade externa. A utilização de um trabalho em equipe aumenta a criatividade e energia dos funcionários, tornando a comunicação eficaz acrescentando novas perspectivas evoluindo as idéias e pontos de vista. As pessoas se sentem mais empolgadas com os resultados e se sentem mais felizes em trabalhar, assimtrabalham mais satisfazendo suas próprias necessidades básicas com relação à função exercida.
Às vezes, o trabalho em equipe é a única maneira de se concluir uma determinada tarefa, simplesmente não há outra opção, As equipes não podem iniciar o trabalho de imediato sem treinamento e determinação de funções, metas e objetivos. Antes é necessário que se tomem cuidados com determinadas característicasbásicas da interação do grupo. As equipes bem sucedidas devem isso a grandes esforços e uma boa estruturação das tarefas e objetivos a serem alcançados, deve haver um sincronismo entre o que se deseja e como está sendo feito, e principalmente entre os integrantes da equipe. A alegria de se alcançar o sucesso como equipe; e o prazer de ajudar os colegas estimula um comportamento não individualista, eisso favorece para o crescimento e sucesso da empresa. 
É fato que toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de inspirar, em seus...
tracking img