Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupossobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
O CO está relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações. Baseadopredominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.
O CO também está relacionado com o comportamentogrupal: normas, papeis, construção de equipas e conflito e, nesse sentido, basea se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.
Por outro lado, um dos desafios do CO é que ele pode servisível apenas parcialmente. Existem aspectos visíveis e superfíciais do CO, como as estratégias adaptadas pela organização, a fixação de objetivos globais a serem alcançados, as políticas e osprocedimentos adoptados, a estrutura organizacional, a autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia utilizada Existem também aspectos invisíveis e profundos do CO, como percepções e atitudesindividuais, normas grupais, interacções informais e conflitos interpessoais e intergrupais que são dificilmente percebidos nas organizações, mas que dinamizam e influenciam o comportamento de pessoas e grupos.CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O CO apresenta características próprias e marcantes. As principais características, segundo Chiavenato são:

É uma disciplina científicaaplicada. Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados. Sua aplicabilidade está em simultaneamente buscaraumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização.
Adapta uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações...
tracking img