Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PARTIPANTES:

* ______________________________________PROFESSOR:_________________________________________________

PORTO ALEGRE, 22 DE ABRIL DE 2013.

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizare controlar.
As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. Acompreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmementecomo um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas sãodiferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso porcaso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da convergência de diversas escolas depensamento, valendo-se sobre tudo da Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências Políticas. Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreenderos comportamentos nas organizações.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, atitudes e do desempenho dos trabalhadoresem um ambiente organizacional; o efeito da organização do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e...
tracking img