Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



SUMÁRIO 4
INTRODUÇÃO 5
CAPÍTULO 1 6
CAPÍTULO 2 8
CAPÍTULO 3 10
CAPÍTULO 4 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 15

INTRODUÇÃO


Num mundo onde a globalização está presente em nosso dia a dia, deve-se considerar a importância dos conceitos que para a maioria das pessoas são consideradas iguais, mas possuem significados completamente diferentes: eficiência eeficácia.
Uma organização pode ser analisada pelo desempenho do seu papel de sucesso ou se algo deve ser mudado.
Conceituando eficiência podemos dizer que, é obter bons produtos, realizar uma tarefada melhor maneira possível. Já eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.
Simplificando, a eficiência envolve a forma com que uma atividade éfeita, enquanto a eficácia se refere ao seu resultado.
Como diz Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa ideia: “Fazer a coisa certa deforma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Por isso que administrar uma empresa hoje em dia, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar.
As ameaças às organizações, vindas dosclientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
O comportamento organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Portanto, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuaiscondições de mercado, onde estão os funcionários mais competentes, enfim, aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia.





CAPÍTULO 1


1.0 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



Com base nas ideias do texto sugerido de autoria de Karla Sampaio, concluímos que: O comportamento organizacional é um campo de estudos que visa compreender o comportamentoindividual e dos grupos em situação de trabalho, investigando questões relacionadas com liderança e poder, aprendizagem, percepção, atitudes, conflitos, processos de mudança, etc. Temas que afetam o indivíduo e as equipes nas organizações, pois uma empresa é composta de líderes ou liderados.
O estudo analisa todo o contexto sobre o comportamento humano, considerando as várias situações possíveis,para entender as relações de causa e efeito, ou seja, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, a personalidade, tecnologia e cultura, para entender o comportamento humano no trabalho.
Portanto, há a necessidade de um estudo rigoroso, pois as pessoas são diferentes. Isso revela que administrar uma empresa envolve muito mais que gerenciar.
Não basta simplesmente planejar, organizare controlar, mas também conhecer técnicas que solucionem os problemas já citados que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Utilizando o PLT Comunicação e Comportamento Organizacional de autoria de Geraldo Caravantes, escolhemos dois autores sobre o assunto Comportamento Organizacionais e comparamos as suas definições: Peter Senge definiu o conceito de "Organização de Aprendizagem"(Learning Organization), a qual é composta por um grupo de pessoas que procuram, em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro.
Em sua definição, a palavra aprendizagem não significa apenas incorporar informações, mas implica mudar indivíduos para que eles se tornem capazes de realizar aquilo que eles pensam realizar.

Peter Senge propõe cinco componentes comointegrantes da organização de aprendizagem.
Paulo Freire (1997) aborda a diferença entre treinar e educar, descrevendo que treinar é aprender as técnicas e habilidades necessárias para determinado fim, enquanto que educar é muito mais do que isso, "não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção" (p. 25).
Paulo Freire também aponta a importância...
tracking img